Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo Humano

Como fazer para descobrir se você precisa usar óculos?

Conheça os principais sintomas causados pelos problemas de visão e aprenda a ficar de olho!

Letícia Yazbek Publicado em 29/01/2021, às 11h00 - Atualizado às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de óculos de grau - Pixabay
Imagem ilustrativa de óculos de grau - Pixabay

Para que possamos enxergar, os raios de luz refletidos dos objetos chegam aos nossos olhos e são desviados na córnea — parte transparente protetora dos olhos — e no cristalino — parte gelatinosa que funciona como uma lente — para poder focar na retina. Mas a córnea e o cristalino de algumas pessoas não funcionam direito e elas podem enxergar imagens embaçadas.

Além disso, o globo ocular pode ter diferentes tamanhos, o que faz com que a pessoa tenha dificuldade para enxergar de perto ou de longe. Aí, é preciso usar óculos para corrigir o problema.

Principais problemas

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns. Quem é míope tem dificuldade para enxergar de longe — os objetos que não estão perto parecem embaçados ou fora de foco. A miopia acontece quando o olho é maior que o normal. Aí, a imagem formada no olho não é focada na retina, e sim um pouco antes.

A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Ela acontece quando o olho é menor e imagem é formada depois da retina. Nos casos mais graves, pode ser difícil focar os objetos em qualquer distância. Já o astigmatismo deixa a visão embaçada ou distorcida em todas as distâncias. Ele é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino.

Para cada pessoa há um tipo de lente específica, de acordo com o problema que ela apresenta. Por isso, nada de pegar os óculos emprestados de outra pessoa. Isso pode prejudicar a sua visão!

Fique de olho!

Se você perceber que tem dificuldade de enxergar de longe ou de perto, ou que enxerga tudo embaçado, pode ser que precise usar óculos. Outros sintomas que podem aparecer são a dor de cabeça, lacrimejamento, olhos vermelhos e cansaço ao redor dos olhos. Até o baixo rendimento escolar pode acontecer por causa de um defeito na visão! Quem apresenta esses sintomas deve ir a um médico oftalmologista. Ele vai fazer os exames necessários, diagnosticar e indicar o uso de óculos, se necessário. Lembre-se sempre de seguir as orientações do profissional! Quem precisa de óculos mas evita usar o acessório pode ter os sintomas descritos acima.

Desde a infância

Todo recém-nascido apresenta hipermetropia, que vai diminuindo com o crescimento do globo ocular. A hipermetropia pode ser zerada ou permanecer em um grau menor. Em alguns casos, o globo ocular continua crescendo e, aí, a miopia começa a se desenvolver. Ela costuma aparecer na infância ou adolescência. Por volta dos 21 anos, tanto a miopia quanto a hipermetropia tendem a se estabilizar (quando o grau permanece o mesmo).

Consultoria: Élcio Sato (diretor do Banco de Olhos do Hospital São Paulo e médico da UNIFESP).