Do início ao fim? Conheça o ciclo de vida da árvore

Entenda tudo o que acontece durante a vida das árvores

Maria Carolina Cristianini Publicado sexta 17 setembro, 2021

Entenda tudo o que acontece durante a vida das árvores
Imagem ilustrativa de uma árvore - Pixabay

As árvores são plantas com tronco de madeira, formadas por raiz, caule, galhos e folhas. Elas podem ser angiospermas (quando dão flores e as sementes são protegidas por um fruto, como a macieira) e gimnospermas (sem flores e sem frutos, com sementes sem proteção, como os pinheiros).

Tudo começa quando a semente do fruto de uma árvore cai no chão. Lá dentro, protegido pela casca, está o embrião da futura planta. Ele se alimenta de uma reserva de nutrientes armazenada na semente e cresce com a ajuda da água retirada do solo. Assim, aos poucos, ganha força para romper a casca e tornar-se uma pequena árvore.

Nos primeiros meses de vida, a árvore já é capaz de conseguir tudo o que precisa para se desenvolver. Vindos do solo, água e sais minerais entram pela raiz, sobem pelo tronco e chegam às folhas, que fazem a fotossíntese (processo que, com a ajuda da luz do sol e do que foi retirado do solo, transforma o gás carbônico do ar em energia para a planta).

Você só enxerga a parte de cima, mas, quando é jovem, a árvore cresce também para baixo, nas raízes. O aumento acontece pela multiplicação de células que ficam nas pontas dos galhos e das raízes. Além disso, a planta cresce para os lados com o desenvolvimento das células que formam o tronco.

Viu uma árvore com flores, frutos ou sementes? Sinal de que ela já é adulta e está pronta para se reproduzir. A forma mais conhecida é pelas flores: ao receber o pólen de outras flores da mesma espécie, elas se transformam em frutos, onde estão as sementes que, ao caírem no chão, darão origem a novas árvores.

Um dos sinais de que uma árvore está ficando velha é que as raízes não conseguem mais retirar do solo toda a água e sais minerais necessários para viver. O transporte de nutrientes pela planta também não funciona bem. Aí, as folhas caem, os galhos perdem força e a casca se solta do tronco, que pode tombar.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:22:22 (1100130).