Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Alimentação

É verdade que tomar suco de maracujá acalma?

Muitas pessoas acreditam que comer ou tomar um suco dessa fruto dá a sensação de sono e relaxamento. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 29/01/2020, às 11h00 - Atualizado em 12/03/2022, às 13h00

Imagem ilustrativa de um suco de maracujá - Pixabay
Imagem ilustrativa de um suco de maracujá - Pixabay

Saboroso e refrescante, o maracujá é uma fruta ideal para fazer sucos e doces. Muitas pessoas acreditam que tomar o suco dessa fruto no meio de um dia agitado ou antes de dormir dá sono e acalma. Será que isso é verdade?

O maracujá é uma espécie que pertence ao grupo de plantas do gênero Passiflora, que, de fato, têm propriedades calmantes. Essas plantas são ricas em substâncias alcanoides e flavonoides, que são depressoras do sistema nervoso central e funcionam como relaxantes musculares e analgésicos. Assim, agem contra a insônia, irritação, estresse e ansiedade.

No entanto, as substâncias que tranquilizam são encontradas em grande quantidade nas folhas e nos galhos da árvore do maracujá. Alguns remédios naturais usados para acalmar e provocar sonolência são feitos dessas partes da planta.

Já o suco de maracujá é feito com a polpa da fruta, que até tem as mesmas substâncias que acalmam, mas em quantidades muito pequenas. Por isso, é possível que, depois de tomar um suco de maracujá, você se sinta mais relaxado — mas nem tanto assim!

O chá feito das folhas frescas ou secas da fruta é mais indicado para quem busca o efeito calmante. Além de relaxar, ele funciona como anti-inflamatório e analgésico, combatendo dores de cabeça causadas pela tensão.

Já a fruta do maracujá é rica em substâncias como vitaminas A, C e do complexo B, que são antioxidantes e melhoram o desempenho das células. Ela também é fonte de minerais como cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo.