Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Árvores

6 tipos de árvores muito diferentes

Esqueça a combinação de tronco retinho e copa arredondada. Você será apresentado a árvores com formatos bem esquisitos!

Redação Publicado em 21/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de árvores baobá - Pixabay
Imagem ilustrativa de árvores baobá - Pixabay

Tronco gigantesco!

O gênero baobá reúne nove espécies de árvores, das quais seis existem apenas na ilha de Madagascar (África). O baobá de Madagascar é o mais famoso entre as variedades e está ameaçado de extinção. Ele chama a atenção por causa do tronco grosso, com diâmetro que varia de 6 a 11 metros! Por ter poucos galhos, o baobá é capaz de armazenar quase 100 mil litros de água para os meses mais secos – o líquido fica em um espaço oco dentro do tronco imenso.

árvore
Árvore baobá / Crédito: Pixabay

Visual espinhoso

Chamada de boojum, esta árvore vive em climas desérticos da Califórnia (Estados Unidos) e México – ela até parece um cacto, mas não é! O tronco alongado pode chegar a 20 metros de altura, ficando mais fino conforme a altura aumenta (o formato lembra o de um chicote). As folhas, que crescem do tronco principal a um ângulo de 90 graus, são espinhosas para proteger a reserva de água (que existe na planta) do ataque de animais do deserto.

árvore
Árvore boojum / Crédito: Wikimedia Commons

Grudada em outra!

A figueira, também chamada de estranguladora ou árvore do figo de ouro, é uma planta parasita, que tem as sementes transportadas por fezes de animais. Quando a semente cai em outra árvore, começa a crescer, envolvendo a hospedeira com raízes que sugam os nutrientes. Depois, as raízes se desenvolvem em troncos complementares em cima da outra planta, tomando a luz e o espaço da árvore anterior, que acaba morrendo. O tronco do vegetal morto se torna abrigo para diversos bichos.

árvore
Árvore figueira / Crédito: Wikimedia Commons

Copa diferente

Conhecido pela seiva de cor avermelhada e pelo formato de guarda-chuva, o dragoeiro está cheio de curiosidades: o tronco principal tem diversas ramificações enrugadas, que crescem na mesma direção e formam uma trama espessa. Essas ramificações são responsáveis por levar a seiva e armazenar água e nutrientes para cada parte da árvore.

árvore
Árvore dragoeiro / Crédito: Pixabay

Adaptada à lama

O mangue-preto é uma das plantas que mais marcam os manguezais. Com até 20 metros de altura, ele conta com algumas raízes aéreas: elas saem do solo para dar mais sustentação. Das raízes surgem pneumatóforos (estruturas com poros que ajudam na troca de gases com o ambiente), que se projetam para fora do solo lamacento.

árvore
Árvore mangue-preto / Crédito: Pixabay

Tudo pendurado!

Encontrada na Ásia (Japão, China e Coreia) e nos Estados Unidos, a glicínia é uma trepadeira lenhosa (pendura-se em outros vegetais, mas tem o caule de madeira). Seu tronco é ondulado para dar maior suporte às plantas, que geram uma enorme quantidade de flores coloridas – a impressão é de que elas ficam penduradas na planta.

árvore
Árvore glicínia / Crédito: Pixabay

+Saiba mais sobre sustentabilidade por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sustentabilidade: O que é - O que não é, de Leonardo Boff (2016) - https://amzn.to/2YGxIQY

Sustentabilidade empresarial e mercado verde: A transformação do mundo em que vivemos, de Ricardo Ribeiro Alves (2019) - https://amzn.to/3ccD5vk

Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade, de Reinaldo Dias (2017) - https://amzn.to/3bcO6LP

Educação ambiental e sustentabilidade, de Arlindo Philippi Jr (2013) - https://amzn.to/2WypvvF

Meio Ambiente e Sustentabilidade, de André Henrique Rosa, Leonardo Fernandes Fraceto e Viviane Moschini-Carlos (2012) - https://amzn.to/2W8IPR6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM