escola   / Dinheiro

8 dicas para aprender a mexer com o seu dinheiro

Aprender a mexer com seu dinheiro, mesmo que seja uma mesada, é importante — e até legal! Que tal começar agora? Siga as dicas e vire um craque em finanças!

Silvia Regina Publicado sexta 13 agosto, 2021

Aprender a mexer com seu dinheiro, mesmo que seja uma mesada, é importante — e até legal! Que tal começar agora? Siga as dicas e vire um craque em finanças!
Imagem ilustrativa de um cofrinho de dinheiro - Pixabay

1. Converse com seus pais para você ter um dinheiro só seu

Pode ser uma mesada, que você recebe todos os meses, ou uma semanada, uma vez por semana.

2. Compre apenas o necessário

Use a mesada ou a semanada para comprar o que você precisa no dia a dia, como figurinhas ou para ir ao cinema com os amigos. Mas fique atento: o dinheiro tem que durar até o fim do mês ou da semana.

3. Crie metas

Pense em algo que você gostaria muito de ter e guarde o dinheiro necessário para comprar. Planeje o tempo que vai demorar até isso acontecer (semanas ou meses) e o quanto terá que poupar para realizar o desejo.

4. Combine uma competição com irmãos ou primos

Durante um mês, vocês precisam guardar dinheiro. Ao final, quem juntar menos grana paga um sorvete (ou o que vocês quiserem) para o maior poupador.

5. Tenha um caderno para anotar seus gastos

Se você foi ao cinema, marque o valor do ingresso, da pipoca e do refrigerante. Caso compre um sorvete, também coloque lá. No fim da semana, você saberá para onde foi o seu dinheiro e se está gastando muito.

6. Escolha um local secreto para guardar sua grana!

Pode ser uma carteira, uma caixinha, um cofrinho ou até uma caixa de sapatos. Coloque tudo lá e, quando precisar, só você saberá onde o dinheiro está.

7. Comprou algo e o troco veio em moedas? Nunca as despreze!

Coloque-as no seu local secreto. Você verá que, no fim do mês, elas somarão uma boa grana.

8. Quer comprar algo agora e não tem o dinheiro suficiente? 

Você pode negociar um adiantamento de mesada com seus pais. Anote o valor do empréstimo e a data do pagamento. No dia combinado, devolva o dinheiro para eles!

Último acesso: 28 Sep 2021 - 05:04:12 (1102719).