Imagem ilustrativa de um cachorro uivando - Pixabay
Comportamento

Por que os cachorros costumam uivar?

Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais e é repleto de significados. Descubra!

Letícia Yazbek Publicado em 25/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 13h08

Basta ouvir o latido de outros cães, passar um tempo sozinho ou escutar um barulho diferente que os cães começam a uivar. Assim como o latido, o uivo é uma forma de comunicação e pode ter diferentes significados.

O uivo foi herdado do lobo-cinzento, que, vivendo na natureza, precisava desse recurso para sobreviver. Os membros de uma alcateia uivam para alertar uns aos outros sobre possíveis perigos e se localizar após uma caça quando não há contato visual, por exemplo. Um lobo também pode uivar para defender seu território e afastar lobos de outras alcateias.

Parte do uivo dos cachorros é puro instinto, mas também há outros fatores. Como os cães domésticos têm necessidades diferentes, adaptaram o recurso para sua realidade.

Eles costumam uivar para chamar a atenção e se comunicar com os donos. Isso pode acontecer quando ficam muito tempo sozinhos e tentam trazer de volta seus companheiros, ou quando estão com fome ou sede e precisam avisar que estão sem água ou comida disponíveis.

Um cão também pode uivar ao escutar um barulho alto e desconhecido, como o som de uma sirene - assim, ele alerta o dono sob uma possível ameaça de perigo. No caso de um macho não castrado, o uivo pode ser ainda uma forma de chamar a atenção de uma fêmea no cio.

Se o seu cão está uivando constantemente, é necessário tentar entender o que ele está querendo comunicar. Apostar em brinquedos interativos, que podem distrair o cão na ausência do dono, e sempre deixar comida e água disponíveis são medidas que costumam ajudar. Você também pode levá-lo para passear com maior frequência, fazer o adestramento e acostumá-lo a barulhos altos, associando-os a momentos de alimentação e diversão.

Na maioria dos casos, o uivo não significa que seu pet está sofrendo ou com dor. Muitas vezes, ele pode fazer isso apenas para aliviar o tédio e a solidão ou extravasar sua frustração. No entanto, se os uivos forem constantes e vieram acompanhados de outros sinais clínicos, o melhor é fazer uma visita ao veterinário.


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

animais Pets cão cachorro comportamento significado estimação re uivar herança uivo lobos

Leia também

Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?


Quais são os pets dos membros do BTS?


Dicas para cuidar de seus pets no verão


Porque os gatos gostam tanto de caixas?


Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil


Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil e companheira de Alexandre Rossi, está doente