Expresso Hogwarts, da saga Harry Potter - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Países

9 lugares famosos da ficção que existem na vida real

Conheça alguns lugares incríveis de contos e filmes famosos que não existem apenas na ficção

Bruna Cardoso Publicado em 09/04/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h30

1. Direto da mata

Os camponeses que viviam perto da Floresta Negra, no estado de Baden-Wurttemberg (Alemanha), foram os primeiros a falar sobre duendes, bruxos e monstros, porque as árvores imensas e escuras do local assombravam a todos. Foi por causa dessas lendas que surgiram Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, João e Maria e outras histórias clássicas. Foi só uma questão de tempo para os irmãos Grimm reunirem tudo em contos publicados em 1812.

2. Hospedagem do medo

Na ficção, o Castelo de Bran ou Castelo do Drácula, único na Transilvânia (Romênia) já recebeu muitos vampiros desde o século 15. Por exemplo: os monstros do Hotel Transilvânia ou Drácula, personagem criado pelo irlandês Bram Stoker. O fato é que o castelo existe e pode ser visitado por turistas. Mas talvez você não encontre vampiros por lá!

3. Embarque mágico

Todos os alunos que vão de Londres (capital da Inglaterra) para a escola de Hogwarts precisam ir até a plataforma 9 3/4 na estação de King’s Cross. A plataforma não existe, mas a estação é real! Em 1990, a autora da série, J.K. Rowling, teve a ideia de escrever sobre o menino bruxo quando o trem em que ela estava quebrou na estação e ficou horas parado.

4. A casa da realeza

O Castelo de Tintagel, no condado da Cornualha (Inglaterra), do século 5, está em ruínas. Mas as pedras desgastadas guardam as histórias e mitos sobre o rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. O castelo seria o local onde o rei teria nascido.

5. Diversão que virou sucesso

A britânica Mary Shelley escreveu a história do doutor Frankenstein, um cientista que dá vida a um monstro num laboratório da cidade de Ingolstadt (Alemanha). A criatura acaba fugindo para o Lago de Genebra (Suíça), local em que metade da história se passa. A autora teve a ideia para Frankenstein quando estava de férias à beira do lago. Ela inventou tudo para divertir amigos em uma noite de tempestade.

6. Lugar encantado

A cidade de Bergen (Noruega) serviu de inspiração para criar o fantástico do filme Frozen: Uma Aventura Congelante. Mesmo sem os castelos de gelo e os seres da animação, os vilarejos, florestas e casinhas de Bergen ajudaram a criar a paisagem vista nos cinemas.

7. Endereço diferente

A Rua P. Sherman, 42, Wallaby Way não existe. No entanto, o Porto de Sydney (Austrália), onde os peixes Marlin e Dory, depois de muita confusão e aventuras, chegam para encontrar Nemo, é de verdade. E ainda é considerado um dos portos naturais mais bonitos do mundo!


 

Mapa-Múndi países Alemanha filmes castelo cidade lugares Austrália verdade Suíça Frozen Inglaterra ruínas locais Noruega lago Harry Potter Procurando Nemo estação Romênia Drácula animações reais Frankenstein Chapeuzinho Vermelho Branca de Neve

Leia também

Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da capital paulista


Região globalizada: conheça a região Sudeste do Brasil


Verão o ano todo: Conheça o lugar mais quente do mundo


Como o ano novo é comemorado em outros países?


5 povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro


Ao redor do mundo: Como é o Natal em outros países?