Cena da animação "Pinóquio" (1940) - Reprodução/Disney
1º de abril

Por que 1º de abril é o Dia da Mentira?

Descubra qual é a origem do famoso 1º de abril, o Dia da Mentira, data comemorada em diversas partes do mundo com muitas brincadeiras

Letícia Yazbek Publicado em 01/04/2024, às 10h36

Nesta segunda-feira, 1º de abril, é celebrado em diversas partes do mundo o famoso Dia da Mentira, marcado pelas brincadeiras e notícias falsas feitas com amigos e familiares. Mas, você já se perguntou como surgiu essa popular tradição? A RECREIO te conta!

Origem

A teoria mais aceita é a de que tudo começou no fim do século 16, com a adoção do calendário gregoriano na Europa, que marcava o começo do ano em 1º de janeiro. Até então, o calendário juliano, que era o mais aceito, estabelecia que o início do ano coincidia com o equinócio de primavera, entre 20 e 21 de março.

No entanto, na Europa medieval, nem o calendário juliano era seguido por todos. Muitas aldeias e paróquias celebravam o ano novo na festa da Anunciação, em 25 de março. Outro esticavam o ano velho até 31 de março e só comemoravam o réveillon em 1º de abril.

A mudança gerou muita confusão e resistência por parte da população, e muitos continuaram brincando o novo ano na data antiga. Com isso, algumas pessoas passaram a ridicularizar os resistentes, enviando presentes e convites para festas que nunca existiriam.

Outra teoria

Alguns pesquisadores, no entanto, defendem que o Dia da Mentira foi originado de uma festa que já existia na Roma antiga. Trotes eram comuns nas festas populares que marcavam o equinócio de primavera. De acordo com essa teoria, a mudança do calendário teria apenas intensificado a celebração.

Fato é que essas festas se espalharam por países europeus — no Reino Unido, se tornaram o April Fool's Day (Dia dos Bobos). Na Itália, a celebração é chamada de Pesce D'aprile e, na França, Poisson D'avril — nos dois casos, Peixe de Abril.

O Dia da Mentira chegou ao Brasil em 1848, com a publicação do jornal impresso "A Mentira", em Minas Gerais, que tratava de assuntos sensacionalistas. Em 1º de abril, foi anunciada a morte de Dom Pedro I, conforme repercutido pelo National Geographic, desmentida no dia seguinte. Na verdade, Pedro I só faleceria muitos anos depois, em 1834, quando já havia voltado para Portugal. De qualquer forma, a brincadeira também se espalhou por aqui, e hoje é conhecida nos quatro cantos do país.

Europa Brasil Cultura Escola Itália tradição cotidiano História França Reino Unido Antiguidade Roma bo Inglaterra Idade Média mentira Dia da Mentira 1º de abril trote brincadeira Roma Antiga

Leia também

A toda velocidade: Saiba tudo sobre as modalidades de corrida de carros


Confira 6 livros de terror que são inspirados em histórias reais


Por que hoje se comemora o Dia dos Povos Indígenas?


Por que a Páscoa sempre muda de data?


Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?


Como os outros países comemoram a Páscoa?