Imagem ilustrativa de uma tijela com leite condensado - Pixabay
Alimentação

Como surgiu o leite condensado?

Descubra a origem por trás deste produto tão popular no Brasil

Lucas Vasconcellos Publicado em 11/06/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h28

Para conhecer a origem do leite condensado, é preciso voltar ao século 19, quando o leite comum era vendido nas ruas. Isso fez surgir um problema: o crescimento das cidades, com mais pessoas morando nessas áreas, pedia que mais leite fosse comercializado. Só o que o produto começou a estragar antes de chegar a todos.

Foi aí que, por volta de 1856, o norte-americano Gail Barden teve uma ideia: evaporar parte da água do leite e acrescentar açúcar para que ele durasse mais. Com a Guerra Civil Americana (entre 1861 e 1865), o leite condensado ficou popular por ser mais calórico e manter os soldados alimentados.

Pouco tempo depois, o produto chegou à Europa pelas mãos dos irmãos George e Charles Page e da Nestlé, que popularizou o leite condensado pelo mundo. Ao Brasil, a novidade chegou em 1890, em embalagem que trazia estampada uma camponesa – daí o nome Leite Moça.

Doce militar

Mas o leite condensado só ficou tão popular em nosso país por causa da invenção do brigadeiro. Em 1945, Eduardo Gomes, um Brigadeiro da Aeronáutica, concorria à Presidência da República. Para ajudá-lo, eleitoras misturaram chocolate ao leite condensado, criando um doce vendido para arrecadar dinheiro para a campanha. Era o brigadeiro.

O brigadeiro Eduardo Gomes perdeu as eleições. Mas o docinho ficou muito famoso. Daí em diante, o leite condensado ganhou espaço em diversas outras receitas, como o também delicioso pudim feito com ele.

Ciência Brasil Estados Unidos produto origem invenção evaporação doce comércio Charles Page Gail Barden alimento Eduardo Gomes George Page inventor leite condensado

Leia também

Bob Esponja: Afinal, que tipo de animal é Plankton?


De onde vem o cheiro de chuva?


Saiba mais sobre o Verão, a estação mais quente do ano


Teorias da conspiração: Confira as 10 mais bizarras do mundo


Quem inventou a pizza?


Dia mundial da Água: Como surgiu a água do planeta Terra?