zoo   / Animais

Cabra, cabrito e bode: Descubra a diferença entre esses animais

Entenda a ligação entre esses animais e as principais características de cada um!

Bruna Cardoso Publicado quarta 31 março, 2021

Entenda a ligação entre esses animais e as principais características de cada um!
Imagem ilustrativa de bodes - Pixabay

Os bodes são os machos dessa história — possuem muitos pelos no pescoço e no queixo, formando algo parecido com uma barba. Os chifres deles são bem mais longos que os das fêmeas — as cabras!

As cabras são menores e têm menos pelos. Já os cabritos são os filhotes que nascem da reprodução entre bode e cabra. Eles chamados assim até os 7 meses de vida, mais ou menos, quando viram adultos e passam a ser bodes ou cabras.

Algumas espécies

Esses mamíferos podem pertencer às espécies Capra aegarus (selvagem) ou Capra hircus (animais domesticados). A última foi uma das primeiras a serem domesticados pelo homem, por volta do ano 7 mil antes de Cristo, no Oriente Médio.

O bode selvagem vive nas montanhas, em alta altitude, de regiões da Europa, Ásia e norte da África. Já a cabra selvagem é encontrada em regiões da Turquia até o Paquistão.

Dia a dia

Muito sociável, a cabra gosta da companhia de outros animais. Ela é esperta e sabe investigar o ambiente para achar comida. O bode, quando jovem, é mais agressivo. Os dois são excelentes escaladores e gostam de ficar em troncos de árvores. Quando falta comida, até comem as cascas das árvores também!

Algumas espécies escalam paredões em montanhas! Vão atrás de plantas que nascem nesses locais, sais minerais existentes nas rochas e a tranquilidade de não serem perseguidas por predadores. As duas principais alpinistas são a cabra-da-montanha e a íbex-alpino — têm pernas muito fortes e ótimo equilíbrio.

Hora do lanche

Os três gostam de grama e arbustos. E são animais ruminantes, ou seja, ingerem o alimento e, em seguida, o regurgitam de volta à boca, quando voltam a mastigar para engolir outra vez. A cabra ainda gosta de comer folhas de árvores, capim e ervas daninhas.  

Bebê a caminho

A gestação da cabra leva cerca de 150 dias. Costuma nascer apenas um filhote. Os cabritos ficam sob o cuidado das mães por até 6 meses. Durante esse período, alimentam-se do leite da fêmea até começarem a comer grama, folhas e frutos.

 

Consultoria: Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa tem Torcicolo? e O Resgate da Tartaruga (Panda Books)).


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 05 Dec 2021 - 00:07:36 (1089641).