Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Elizabeth II

Quem são os netos da rainha Elizabeth II?

Conheça um pouco mais sobre os oitos netos da Rainha Elizabeth II

Sofia Luppi Publicado em 19/09/2022, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os oitos netos da Rainha Elizabeth II em seu velório - Getty Images
Os oitos netos da Rainha Elizabeth II em seu velório - Getty Images

No dia 8 de setembro, aos 96 anos e após 70 anos de reinado, a Rainha Elizabeth II faleceu no Castelo de Balmoral, localizado na Escócia. Desde então, por conta das homenagens realizadas pelo país, a família real se movimentou bastante e marcou presença em vários cantos para receber os carinhos dos súditos.

Entretanto, há muitos membros desta elite da realeza britânica e muitos herdeiros na linha de sucessão ao trono, que muitas pessoas ainda podem não conhecer tão bem. Conheça um pouco mais sobre os oito netos da rainha.  

1. Príncipe William 

Atual Príncipe de Gales e também o primeiro na linha de sucessão do trono britânico, William Arthur Philip Louis, mais conhecido como Príncipe William nasceu em 21 de junho de 1982, e é o primogênito do Rei Charles III e de Lady Diana, que faleceu após sofrer um acidente de carro em Paris em 1997. 

Após finalizar seus estudos, serviu as Forças Armadas do Reino Unido de 2006 a 2013. No site oficial da família real, sua função é definida para “manter a relação entre o Estado e a Igreja”, cargo em que foi nomeado em 2021 pela sua avó, a rainha Elizabeth II, sendo o Lorde do Alto Comissário da Assembleia Geral da Igreja da Escócia. 

O príncipe é casado desde 2011 com Kate Middleton, e eles têm 3 filhos: o príncipe George que nasceu em 2013 e atualmente é o segundo na linha de sucessão; a princesa Charlotte que é a terceira na linha para o trono e que nasceu em 2015; e o príncipe Louis que nasceu em 2018 e está como quarto na linha de sucessão.


2. Príncipe Harry 

O segundo filho do Rei Charles III e de Lady Diana é Henry Charles Albert David, mundialmente conhecido como príncipe Harry. Atualmente, ele é o quinto na linha de sucessão, e já se envolveu em diversas polêmicas.  

Harry também fez parte das Forças Armadas e, em 2008, recebeu a medalha de Honra ao Serviço Militar do Reino Unido. Em 2012, foi nomeado representante da rainha, e sua primeira missão oficial foi visitar o Brasil e participar de eventos para promover a relação entre terras brasileiras e o Reino Unido. 

Em 2018 se casou com a atriz estadunidense Meghan Markle, e tiveram dois filhos: em 2019, nasceu Archie Harrison Mountbatten-Windsor, o primogênito do casal e sexto na linha de sucessão; e em 2021, veio ao mundo Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, a caçula e sétima na linha para o trono.  

Em janeiro de 2020, o Duque e a Duquesa de Sussex renunciaram seus títulos de Sua Alteza Real e os privilégios que possuíam como membros reais. Entretanto, Harry continuou com o título de príncipe por ser neto de uma monarca. O casal, que tomou essa atitude após conflitos internos, não possui mais deveres reais oficiais como os outros integrantes da família, e moram atualmente nos EUA.


3. Peter Phillips 

Neto mais velho da rainha Elizabeth II, Peter Mark Andrew Phillips é o filho mais velho da princesa Anne com seu ex-marido, o capitão Mark Phillips. Ele não possui títulos reais ou ducados por preferência dos pais, e não é tratado como Alteza Real. Mesmo assim, está na linha de sucessão ao trono e se encontra na 17º posição, por conta de sua mãe ser a única filha da rainha, o que a deixa atrás de seus três irmãos. 

Peter nasceu em 15 de novembro de 1977, e se formou na Universidade de Exeter na Inglaterra, onde cursou Ciências do Esporte. Trabalhou por dois anos na equipe de Fórmula 1, Williams e, em 2015 começou a trabalhar na Royal Bank of Scotland. 

Ele tem duas filhas, frutos de seu casamento com Autumn Kelly, chamadas de Savannah e Isla. O matrimônio foi marcado por polêmicas até o término. 

Peter Philips e a Rainha Elizabeth II
Peter Phillips e a Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

4. Zara Tindall 

Zara Tindall, a segunda filha da princesa Anne, é 13 meses mais velha que o príncipe William, sendo uma das grandes amigas do futuro rei. Tanto é que ela é madrinha de batismo do primogênito de seu primo, o príncipe George

Assim como seu irmão, ela não possui qualquer título, e é atualmente a 20º na linha de sucessão. Os dois só costumam aparecer ao lado da família real em duas formalidades ao ano: na comemoração de aniversário da avó e na missa de Natal de Sandringham. Eles não representam a coroa em atos oficiais.

Zara seguiu os passos da mãe e se aventurou no hipismo, onde já foi prata olímpica, campeã europeia e mundial. Casada com o ex-jogador de rúgbi Mike Tendall desde 2011, o casal tem três filhos: Mia, Lena e Lucas

Zara Tindall nas Olimpíadas de Londres 2012
Zara Tindall nas Olimpíadas de Londres 2012 / Crédito: Getty Images

5. Beatrice de York 

Com a morte da avó, Beatrice de York, a filha mais velha do príncipe Andrew ganhou uma nova função na realeza: ela se torna Conselheira de Estado, ou seja, quando necessário, pode ser uma das pessoas a substituir o rei Charles III.

Ela é casada desde 2020 com Edoardo Mapelli Mozzi, e a primeira filha do casal veio em 2021, chamada Sienna. A princesa Beatrice é atualmente a 9º na linha de sucessão. 

Beatrice de York no funeral da Rainha Elizabeth II
A direita, Beatrice de York no funeral da Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

6. Eugenie de York 

A filha caçula de Andrew, o Duque de York, é Eugenie a 11º na linha de sucessão e, assim como seu primo Harry, se envolveu em algumas polêmicas quando era jovem. Atualmente, ela dedica boa parte de sua vida para as causas sociais. 

Apesar dos planos terem sido mudados por conta do casamento de Harry, Eugenie casou em 2018 com o empresário Jack Brooksbank


7. Lady Louise Windsor 

Considerada a neta favorita da rainha, Louise Alice Elizabeth Mary Mountbatten-Windsor, mais conhecida como Lady Louise Windsor, é a filha mais velha do príncipe Edward e de Sophie, a Condessa de Wessex, também considerada a nora favorita. Ela nasceu em 8 de novembro de 2003 e, de acordo com a BBC, veio ao mundo prematura. 

A menina possui esotropia, uma condição que vira os olhos para fora, tendo uma grande dificuldade em enxergar as coisas. Ela fez um dos primeiros procedimentos quando ainda tinha 18 meses de vida, e um segundo seria realizado somente em 2018. Atualmente ela enxerga perfeitamente bem e é a 15º na linha de sucessão.

Lady Louise com seus pais, o príncipe Edward e a Condessa de Wessex
Lady Louise com seus pais, o príncipe Edward e a Condessa de Wessex / Crédito: Getty Images

8. James, visconde de Severn

O irmão mais novo de Lady Louise é conhecido como James, Visconde de Svern, mas seu nome completo é James Alexander Philip Theo Mountbatten-Windsor. Ele nasceu em 17 de dezembro de 2007, sendo o neto mais novo da rainha. 

James está em 14º lugar na lista de sucessão, à frente da sua irmã por conta de ser homem. Mas se tivesse nascido depois de 2011, teria ficado atrás de Louise por conta da Lei de Sucessão à Coroa, que encerrou oficialmente a regra de que herdeiros masculinos precisam vir primeiro. 

James, visconde de Svern e sua irmã Lady Louise Windsor
James, visconde de Severn e sua irmã Lady Louise Windsor / Crédito: Getty Images

Os dois filhos de Edward receberam, por preferência dos pais, títulos de cortesia, de um conde, no caso, e tiveram a benção da rainha para tal escolha.