Recreio

Império Inca: Saiba tudo sobre essa civilização

Maior império da América do Sul, eles habitaram a região andina a partir de 1438

Christiane Oliveira Publicado em 22/05/2020, às 11h00 - Atualizado às 14h40

Getty Images
Getty Images

Filhos do Sol – esse é o significado de incas. Apesar de não habitarem a região da Mesoaméria, também são povos pré-colombianos. Moravam em regiões frias dos Andes Centrais, que hoje compreendem os territórios do Peru, Colômbia, Equador e o oeste da Bolívia. Com cerca de 12 milhões de pessoas, eles criaram um império maior do que maias e astecas.

Segundo os historiadores, o império Inca surgiu oficialmente em 1438, com o reinado do do Sapa Inca (termo para imperador) Pachacuti. Nesse período, os incas iniciaram a expansão territorial do império, que teve continuidade durante os reinados que se seguiram.

A língua usada pelos incas era o quéchua. O idioma tinha vários dialetos e era falado por todo o império. Alguns povos conquistados por eles podiam manter o idioma original, desde que usassem o quéchua como língua principal. Quase metade da população do Peru ainda fala dessa forma.

Os incas não desenvolveram nenhum tipo de escrita. No entanto, eles criaram um sistema de números chamado quipo, em forma de nós espalhados numa corda – mais tarde, isso deu origem ábaco (objeto usado para fazer contas).

Eles também praticavam a agricultura e a base da alimentação era a batata. Como o terreno era íngreme, ou seja, desigual, desenvolveram uma técnica de plantio em degraus. A criação de lhamas e alpacas era comum: aproveitavam os animais para extrair a lã e fazer uma manta comprida – ótima proteção contra o frio.

Como o relevo das montanhas era acidentado, os incas acabaram descobrindo vários caminhos para chegar até outras cidades. Eles também construíram estradas que ligavam todo o império.

A capital do império Inca era Cuzco, no Peru. Mas a cidade mais conhecida construída pelos incas é Machu Picchu – levou cerca de 100 anos para ficar pronta! Não se sabe ao certo qual era a função do local, mas desconfia-se que fosse um centro de rituais políticos.

O império e a civilização inca desapareceram em 1533, quando os espanhóis dominaram Cuzco, mataram o imperador inca Atahualpa e deram início à colonização da região. No entanto, a cultura inca está presente nos Andes Centrais até hoje.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM