Conheça a história de Brasília, a capital do Brasil

Com o incrível formato de avião, a cidade foi inaugurada em 1960 para ser a sede do governo brasileiro

Publicado sexta 12 fevereiro, 2021

Com o incrível formato de avião, a cidade foi inaugurada em 1960 para ser a sede do governo brasileiro
Palácio do Planalto, em Brasília - Pixabay

Em 1955, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época, decidiu transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. O objetivo era povoar e desenvolver o centro do Brasil, construindo uma cidade grande e moderna. Além disso, mudar a capital para o interior ajudaria a proteger a cidade de possíveis ataques pelo litoral.

Para escolher como seria a nova capital do Brasil, o governo criou um concurso – os participantes davam sugestões para o projeto arquitetônico da cidade. O plano vencedor foi elaborado por Lúcio Costa. De acordo com o projeto, o cidade teria o formato da área parecido com o de um avião, com um grande eixo no sentido norte-sul e outro no sentido leste-oeste.

O começo das obras aconteceu em novembro de 1956. Trabalhadores de todo o país, principalmente do Nordeste, foram contratados para participar da construção de Brasília. Três anos depois, os prédios do governo já tinham sido construídos. A inauguração oficial de Brasília aconteceu em 21 de abril de 1960.

A partir de 1960, os principais órgãos do governo federal foram transferidos para a nova capital. Os poderes legislativo, executivo e judiciário ganharam novas sedes. O arquiteto Oscar Niemeyer foi o encarregado do projeto dos prédios públicos, que têm visual moderno. Já Roberto Burle Marx foi o responsável pelo paisagismo.

A Praça dos Três Poderes, localizada no extremo leste da cidade, abriga os três edifícios que representam os poderes executivo, legislativo e judiciário:

Palácio do Planalto: é a sede do poder executivo. É onde fica o Gabinete Presidencial do presidente da República. Também abriga outros órgãos ligados ao chefe do poder executivo, como a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Congresso Nacional: é o órgão que exerce as funções do poder legislativo. É composto pela Câmara dos Deputados (formada pelos deputados federais) e pelo Senado Federal (formado pelos senadores). O prédio do Congresso Nacional é conhecido pelas duas cúpulas: a cúpula voltada para cima representa a Câmara dos Deputados e a cúpula voltada para baixo representa o Senado.

Supremo Tribunal Federal: é o órgão de maior hierarquia do poder judiciário. Lá, os ministros definem se uma nova lei respeita a constituição e julgam o presidente, o vice-presidente e os membros do Congresso Nacional. O prédio ainda abriga um museu que conta a história das leis e de todas as constituições do país.

Próximo à Praça dos Três Poderes também estão o Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores), o Palácio da Justiça (sede o Ministério da Justiça) e o Espaço Lúcio Costa, museu que homenageia o idealizador da capital.

Último acesso: 24 Sep 2021 - 11:54:46 (1098628).

Leia também