Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Monarquia

Afinal, o que é um Jubileu de Platina?

Entenda o significado do feriado britânico declarado pelo Palácio de Buckingham

Izabela Queiroz Publicado em 02/06/2022, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro realizado no Jubileu de Platina em 02 de junho de 2022 - Getty Images
Registro realizado no Jubileu de Platina em 02 de junho de 2022 - Getty Images

Nesta quinta-feira, 02, o Reino Unido deu início as comemorações ao Jubileu de Platina, um feriado declarado pelo Palácio de Buckingham que ganha diversas festividades e atividades envolvendo não só a família real britânica, mas também artistas e toda a população local ao longo de quatro dias.

O que é celebrado?

O Jubileu é uma festividade de origem judaico-cristã que sofreu alterações até ser definido como uma celebração realizada para marcar o tempo de um monarca.

Assim, as cerimônias foram divididas em sete períodos:

Jubileu de Prata — 25 anos

Jubileu de Rubi — 40 anos

Jubileu de Ouro — 50 anos

Jubileu de Diamante — 60 anos

Jubileu de Safira — 65 anos

Jubileu de Platina — 70 anos

Neste caso, o Jubileu de Platina é realizado para marcar os 70 anos do reinado da rainha Elizabeth II, que assumiu o trono aos 25 anos de idade, logo após a morte de seu do pai, o rei George VI em 6 de fevereiro de 1952.

Além disso, dessa vez a comemoração terá duas datas para celebrar, adicionando o dia 2 de junho de 1952, no qual ocorreu a cerimônia de coroação de Elizabeth II na Abadia de Westminster, em Londres.

Marco histórico?

Vale lembrar ainda que Elizabeth II é a primeira monarca britânica a atingir sete décadas como a importante figura do estado, visto que antes dela, apenas a rainha Vitória, sua tataravó, havia chegado perto da marca, reinando por 63 anos antes de sua morte aos 81 anos, em 1901.

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

No entanto, ela ainda não é a pessoa com mais tempo na soberania de um reinado, já que Johann II de Liechtenstein e Bhumibol Adulyadej da Thailandia mantiveram seus tronos por mais de 70 anos. Além disso, o rei da França, Luís XIV, preservou seu papel por 72 anos. Ou seja, para que Elizabeth II atinja o recorde, deverá deter o reinado até 2024.

Quais serão as festividades?

Apesar do feriado ser o marco principal da comemoração, antes da data houveram eventos realizados para evidenciar a importância do evento, assim foram feitas ações como a Competição do Pudim de Platina, uma competição realizada para encontrar a nova sobremesa da rainha, onde a ganhadora foi Jemma Melvin, que criou um rocambole de limão e um triffle de biscoitos de amaretto.

Foi instaurada também a iniciativa Dossel Verde da Rainha (The Queen’s Green Canopy), que incentiva os cidadãos do Reino Unido a plantar árvores para o Jubileu, além de promover a proteção de 70 florestas anciãs através de um programa de treinamento para jovens sem emprego que poderão receber o Prêmio Jovens Silvicultores (Young Foresters Award), a fim de mostrar a importância das árvores para os pequenos.

Já entre os dias 12 e 15 de maio, o Castelo de Windsor recebeu a "Celebração do Jubileu de Platina: Um Galope pela História", um tributo de 90 minutos à rainha.

Veja abaixo o cronograma do feriado

Quinta-feira (02 de junho)

A comemoração será marcada pelo tradicional Trooping the Colour, um desfile militar para homenagear a coroação de soberanos britânico. Para isso, o evento contará com 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, além da presença da família real britânica. O final da ação será marcado pela passagem dos aviões da Força Aérea Real, que será assistida por Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

Aviões formando o número 70 no Trooping the Colour. 
Aviões formando o número 70 no Trooping the Colour no Palácio de Buckingham / Crédito: Getty Images

Além disso, haverá também o Acendimento das Tochas, onde mais de 3.200 sinalizadores serão acionados em 54 capitais dos países do Reino Unido, além é claro, de Londres.

Sexta-feira (03 de junho)

Haverá a missa de ação de graças na catedral de St. Paul, em Londres, que contará com os membros da família real, além de nomes influentes na política britânica e europeia.

Sábado (04 de junho)

A rainha deverá assistir à Derby, uma corrida de cavalos em Epsom Downs, além de marcar presença na Platinum Party at the Palace um show especial realizado em frente ao palácio de Buckingham que poderá contar com a presença de 22.000 pessoas.

Dentre os artistas que irão se apresentar, estão nomes como contará com diversos artistas como: Queen, Alicia Keys, George Ezra, Duran Duran, Andrea Bocelli e uma performance remota de Elton John.

Domingo (05 de junho)

Ainda assim, no domingo as celebrações chegaram ao fim com o Grande Almoço do Jubileu, onde mais de 60 mil pessoas já se inscreveram para anfitriar almoços celebratórios com vizinhos, além de que eventos similares acontecerão ao redor do mundo para a fim de integrar a festividade.

O último evento será a Parada do Jubileu de Platina (Platinum Jubilee Pageant), onde 10 mil pessoas, entre eles dançarinos, bandas e soldados irão recontar a história das sete décadas de reinado da rainha Elizabeth II.