Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / London Bridge

Afinal, o que é a Operação London Bridge?

Descubra mais detalhes sobre o plano conhecido como London Bridge, que deve ser seguido após o falecimento da rainha Elizabeth II

Redação Publicado em 08/09/2022, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II - Getty Images
Rainha Elizabeth II - Getty Images

Nesta quinta-feira, 8,  aos 96 anos de idade, a rainha Elizabeth IIfaleceu no castelo de Balmoral, na Escócia. Ela que foi a monarca na frente do trono britanico por mais tempo, tem desde 1960 planos para o seu funeral. 

Esse plano secreto possui o codinome de “Operação London Bridge”, e era atualizado todos os anos contando com uma série de protocolos que precisam ser seguidos nos próximos dias. O plano narra detalhadamente os preparativos para os 10 dias seguintes à morte da monarca até seu funeral, que deve acontecer na Abadia de Westminster. 

O primeiro a comunicar sobre a passagem da monarca, segundo o plano, foi seu secretário particular, Sir Christopher Geidt, que avisou com urgência  a atual primeira-ministra Liz Truss. Então, a premier da Grã-Bretanha deve informar todos os países da Commonwealth, nações que ainda possuem alguma ligação com a monarquia britânica. Truss então deve passar a informação para ser emitida ao Associado de Imprensa e a BBC, emissora que é considerada a porta-voz oficial da família real

O filho mais velho da rainha e o primeiro na fila de sucessão, Charles, deve fazer um pronunciamento à toda nação na parte da noite e depois partirá para fazer a turnê de luto pela Grã-Bretanha. Na parte da tarde, por volta das 18h local, será realizado um minuto de silêncio nacional. 

As bandeiras estão sendo abaixadas a meio mastro em todos os prédios do governo e as atividades do Parlamento serão suspensas. 

Os funcionários mais próximos da rainha receberão a notícia com o código “London Bridge” e os funcionários públicos saberão ao ouvir  “London Bridge is down”. Já a população receberá um aviso através de uma declaração no site real e de uma placa, que ficará do lado de fora do Palácio de Buckingham. 

Após todos saberem sobre o falecimento de Elizabeth II, haverá no mínimo 12 dias de luto nacional antes de seu funeral. Durante esses dias, a Grã-Bretanha deve parar, incluindo bancos e bolsas que devem ficar fechados, o que irá custar bilhões à economia do Reino Unido e também haverá interrupções na programação televisiva. 

Já no dia do funeral da rainha, deverá ser um feriado nacional. O caixão da monarca ficará exposto para exibição pública antes da cerimônia de sepultamento.