Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Comportamento

Entenda como adaptar o gato ou cachorro a um novo pet

Quer adotar mais um cão ou gato e não sabe como seu pet vai reagir? Veja como tornar a adaptação mais fácil

Letícia Yazbek Publicado em 25/05/2020, às 11h00 - Atualizado em 29/01/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

É importante conhecer o temperamento do seu pet antes de levar outro animal para casa. Se ele é sociável e gosta de brincar, a adaptação será mais fácil. A idade também influencia: animais mais velhos estão mais acostumados com o próprio ambiente e podem tornar a adaptação mais trabalhosa.

As fêmeas, tanto de gatos quanto de cachorros, são mais receptivas com os novos animais. Se já tiver um macho em casa e quiser levar outro, o ideal é que eles sejam castrados. A chance de o macho se dar bem com uma fêmea castrada é maior. Se a fêmea estiver com filhotes, seja cadela ou gata, não é o melhor momento para receber outro novo morador na residência!

Fique atento a todos os sinais e esteja sempre por perto para evitar brigas e confusões. Caso sinta necessidade, procure ajuda de um veterinário ou especialista em comportamento animal. O profissional pode analisar de perto os animais e dar melhores dicas para o seu caso.

Relação canina

Se você já tem um cachorro e quer adotar outro, o primeiro passo é preparar o ambiente para o antigo morador. Brinquedos e objetos que tenham o cheiro do filhote podem ajudar o pet a se acostumar com o odor de outro bicho. Outra ideia é fazer a apresentação em um ambiente neutro e passear com os dois antes de colocá-los na mesma casa. Uma boa dica é brincar com o mais velho no ambiente em que o novato está — assim, ele cria uma lembrança positiva da presença do filhote. Deixe que os dois se cheirem e se conheçam melhor, mas fique sempre por perto para evitar brigas.

Entre gatos

Com dois gatos, a apresentação deve ser feita ao poucos, para acostumar o antigo morador à ideia de dividir o território com outro animal. O novato deve ter um aposento só para ele por alguns dias, com todos os objetos de que precisa: caixa de areia, potinhos de água e comida, cama e arranhador. Depois, troque objetos dos dois gatos, como cobertores e tigelas, para que eles se conheçam pelo olfato antes de entrarem em contato. Em seguida, troque os dois animais de aposento e deixe que os dois se vejam de longe. Aos poucos, permita que eles compartilhem momentos, como a hora da refeição. Dê atenção especial ao primogênito e procure manter a rotina dele o mais próxima possível do que era antes da chegada do novo bicho.

Inimigos?

Quando chega um cãozinho em casa, a primeira reação do gato é se esconder! Por isso, é importante que ele tenha lugares para se isolar e ficar enquanto não se familiariza com o cachorro. Respeite o tempo do gato e espere que a curiosidade o leve até o recém-chegado. Mas se você já tem um cachorro e decidiu adotar um gatinho, é importante manter os dois animais separados durante o período de adaptação. Isso faz com que o cão sinta o cheiro do gatinho e se acostume com sua presença. Quando for apresentá-los pela primeira vez, leve brinquedinhos e petiscos para facilitar a aproximação. Apesar de serem bem diferentes, cães e gatos podem se dar muito bem!

Olha o passarinho!

Ter um gato filhote desde cedo em contato com o pássaro é a maneira mais fácil de fazê-lo entender que o bichinho é um companheiro. Mantenha o pássaro fora da gaiola por um tempo e deixe que o gatinho se aproxime. Se o passarinho ficar sempre em outro cômodo ou preso na gaiola, o gato pode ficar curioso e tentar pular na gaiola para ver o que é. Se o gato é mais velho e o passarinho é o novo morador, o cuidado deve ser ainda maior. Tente acostumar o bichano com a presença do pássaro, mas esteja sempre por perto! A adaptação entre cachorro e passarinho é mais fácil, mas também requer atenção, principalmente se o cão for mais agitado ou agressivo.