Recreio
Pets / Comportamento

Aprenda a lidar com o gato arisco

Apesar de serem muito carinhosos, gatos podem ter comportamentos inesperados. Veja como resolver alguns desses problemas

Letícia Yazbek Publicado em 02/01/2020, às 14h00

Arranhar é um hábito natural dos gatos – serve para afiar as unhas e marcar território. O problema surge quando o bicho arranha a casa inteira! O ideal é cobrir alguns móveis e separar um local para o bichano ter um arranhador. É importante treinar o animal – recompense-o sempre que ele usar o objeto, com carinho, brinquedos ou uma comida especial. Outra dica é levar o gato ao veterinário para aparar as unhas.

Arranhões em excesso podem significar que o gato está estressado ou entediado. Se houver outros sinais - como inquietação e postura tensa – é melhor procurar um veterinário.

De brincadeira?

Mordidas de gatos adultos podem ser doloridas! Para evitá-las, conheça bem seu bichinho. Alguns não gostam de ser tocados na barriga. Outra dica: não use as mãos e os dedos para brincar – em vez disso, coloque bolinhas e fitinhas em ação. Também é legal passar algum tempo com o animal e não deixá-lo sozinho por longos períodos.

Fora do lugar

Apesar de serem muito limpos, gatos podem fazer xixi fora da caixa de areia por algumas razões: mudar a caixa de lugar, deixá-la suja ou trocar o detergente que usa para limpá-la. Por isso, deixe sempre a caixa limpa e evite produtos muito perfumados. Mudanças na rotina, como a chegada de um novo animal ou pessoa à casa, podem causar o mesmo efeito. Fique atento ao comportamento do seu gato e tente compreendê-lo para evitar esses acidentes.

Doenças que afetam o sistema urinário também podem fazer o bichano parar de usar a caixa de areia. Se isso aconteceu sem motivo aparente, faça uma visita ao veterinário.

Consultoria: Guilherme Soares (médico veterinário especialista em distúrbios de comportamento em cães e gatos) e Walter M. Ferreira (professor da Escola de Veterinária da UFMG).