Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

Sotaques do Brasil: Saiba como falamos de norte a sul do País

Em um país tão grande como o nosso, acabam existindo diferentes modos de falar em cada região. Conheça elas!

Redação Publicado em 09/04/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h57

Imagem aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Pixabay
Imagem aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Pixabay

Ao viajar pelo Brasil, podemos ficar com a impressão de que não falamos o mesmo português em todo o território. São os sotaques!

1. Caipira

Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.

2. Paulista

O jeito cantado de se expressar de quem é da capital de São Paulo foi influenciado pelos índios que viviam na região, além dos portugueses e italianos que se instalaram na área.

3. Carioca

Quem pronuncia o S bem chiado, parecendo um X, logo revela que é do Rio de Janeiro. A região foi sede da corte portuguesa entre 1808 e 1821. Assim, recebeu bastante influência do idioma de Portugal. Quem mora no litoral paulista, de Santa Catarina e do Pará também fala assim.

4. Gaúcho

O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.

5. Mineiro

Além da influência do sotaque caipira, quem é de Minas Gerais usa muito o diminutivo, dando a impressão de que palavras não terminam (gostosin, mineirin). Acredita-se que isso seja herança da Inconfidência Mineira: os revolucionários falavam rápido e baixo para ninguém entender o que planejavam. Assim, cortavam algumas letras.

6. Baiano

O modo arrastado de falar e com um S assobiado se formou a partir de diversos outros sotaques, como o paulista, o carioca, o mineiro e o português.

7. Catarinense

A fala é cantada e muito rápida! A letra E é pronunciada de um jeito forte, influência dos portugueses da Ilha de Açores, que colonizaram a região.

8. Paraense

Como a distância geográfica deixou o estado isolado da influência estrangeira, o sotaque veio dos índios que moravam por lá. Eles falam tu no lugar de você e o R e o S são pronunciados de forma leve.