Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

No centro do mapa: Conheça a região Centro-Oeste

Os limites do Centro-Oeste se ligam a todas as outras regiões do Brasil

Redação Publicado em 06/07/2022, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Brasília - Wikimedia Commons
Cidade de Brasília - Wikimedia Commons

Conectada a todos

A região Centro-Oeste é formada por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está Brasília, capital do país (é a cidade mais populosa da região). A área total é de 1,6 milhão de quilômetros quadrados — 19% do território brasileiro. Segunda maior região do Brasil (fica atrás apenas do Norte), é a única que faz limite com todas as outras (somente ela não tem litoral).

Pessoas urbanas

No Centro-Oeste, 88,8% das pessoas vivem em áreas urbanas — taxa de urbanização superada apenas pela região Sudeste. Muito disso se deve à construção de Brasília, que ficou pronta em 1960, e ao desenvolvimento intenso da economia que aconteceu a partir disso.

Cheia de atividades

A economia se baseia na agricultura (milho, soja, mandioca, arroz, feijão, café, abóbora, trigo e amendoim) e na pecuária (bovinos, equinos e bufalinos). As principais indústrias são de alimentos, mecânica, química e têxtil, encontradas em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Goiânia (Goiás) e Cuiabá (Mato Grosso). Além disso, há o turismo atraído pela área do Pantanal.

Mescla super legal

Uma mistura de elementos indígenas e tradições de migrantes (paulistas, mineiros, gaúchos) e imigrantes (que vêm da Bolívia e do Paraguai) formam a cultura. Exemplos de manifestação popular típica da região são as Cavalhadas (Goiás) e a Procissão do Fogaréu (Goiás).

Clima de montanha-russa!

  • Vegetação: as formações são variadas. No norte e oeste da região predomina a Mata Atlântica (densa e úmida). Na área central é possível encontrar cerrado (com muitas árvores baixas e arbustos). O Complexo do Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui florestas, campos e cerrados.
  • Clima: é tropical semiúmido e úmido. A maior parte das chuvas acontece no verão, tornando os invernos secos. O clima tropical domina boa parte do território, com exceção do norte do Mato Grosso, que tem o clima equatorial da Amazônia. Nas épocas mais quentes, os termômetros passam dos 30 graus Celsius – mas chega, a cerca de 15 graus Celsius no frio.
  • Hidrografia (conjunto de mares, rios e lagos): as principais bacias hidrográficas são a Amazônica (no norte do Mato Grosso) e a Tocantins/Araguaia (nos estados de Goiás e Mato Grosso).

População em cada estado

Mato Grosso: 3,3 milhões

Mato Grosso do Sul: 2,6 milhões

Goiás: 6,6 milhões

Distrito Federal: 2,9 milhões