Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Nordeste

Calor, história e cultura: Conheça a região Nordeste

Região campeã em quantidade de estados, o Nordeste sofre com a falta de chuva, mas tem cultura e história que não acabam mais!

Redação Publicado em 08/10/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olinda, em Pernambuco - Getty Images
Olinda, em Pernambuco - Getty Images

A região Nordeste abriga 53 milhões de pessoas, o que corresponde a 28% da população brasileira. Entre as regiões essa é a que possui o terceiro maior território, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados. São nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Desta forma, em comemoração ao Dia do Nordestino, celebrado neste domingo, 08, a RECREIO separou algumas informações importantes para conhecer a região Nordeste. Confira!

MUITO TURISMO

Igreja Nosso Senho do Bonfim
Igreja Nosso Senho do Bonfim em Salvador, Bahia / Crédito: Getty Images

O Nordeste é a segunda região que mais produz petróleo em nosso país — tem a maior extração desse óleo mineral em terra. Por outro lado, a agricultura e a pecuária são prejudicadas devido à quantidade irregular de chuva.

As cidades litorâneas atraem muitas pessoas, o que torna o turismo muito importante para a economia nordestina. Vale destacar o turismo histórico-cultural, que acontece em cidades que já existiam quando o Brasil era uma colônia de Portugal, como Recife e Olinda, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia.

CULTURA DIVERSIFICADA

A literatura de cordel nordestina é um gênero literário famoso pela beleza do texto. Na culinária, os pratos típicos são: acarajé, vatapá e carne de sol. Na música, o Nordeste é conhecido por ritmos como axé, forró e frevo.

QUATRO EM UMA

Diferentes características dividem o Nordeste em quatro sub-regiões:

1. MEIO-NORTE: é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste. Reúne o Maranhão e o oeste do Piauí.

2. SERTÃO: compreende o centro do Nordeste e está presente em quase todos os estados como uma extensa área de clima semiárido (seco e quente, com chuvas concentradas no verão e no outono).

3. AGRESTE: é uma área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata. Abrange Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia Alagoas e Sergipe.

4. ZONA DA MATA: também conhecida como litoral continental, é uma faixa litorânea de 200 quilômetros de extensão, que vai do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

BEM QUENTE!

VEGETAÇÃO: o tipo mais visto por lá é a caatinga, típica do clima semiárido, que predomina no sertão – só não marca presença no Maranhão, caracterizado por vegetação da Floresta Amazônica.

CLIMA: acontece de tudo! Há o tropical úmido ou litorâneo (verão quente e úmido, com termômetros entre 25 e 31 graus Celsius); o tropical semiárido (baixa umidade e temperaturas médias entre de 27 e 31 graus Celsius); tropical (verão quente e inverno seco); e equatorial úmido (temperaturas elevadas com grande quantidade de chuva na maior parte do ano).

HIDROGRAFIA (conjunto de mares, rios e lagos): as bacias hidrográficas dessa região correspondem a apenas 18% do total das bacias brasileiras. Uma das principais é a Bacia do São Francisco, formada pelo rio São Francisco e afluentes (rios que deságuam em outros rios).