Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Dia dos Namorados

Valentines Day: Como outros países comemoram o Dia dos Namorados?

Descubra como os casais celebram a data mais romântica do calendário, o Dia dos Namorados, ao redor do mundo

Izabela Queiroz Publicado em 14/02/2023, às 13h12 - Atualizado às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um casal acende velas no lago Houhai para fazer desejos no Festival Qixi em 11 de agosto de 2005 em Pequim, China. - Getty Images
Um casal acende velas no lago Houhai para fazer desejos no Festival Qixi em 11 de agosto de 2005 em Pequim, China. - Getty Images

Através da troca de presentes, jantares românticos e programas a dois, nesta terça-feira, 14, a Europa e alguns países da América comemoram o Valentines Day, data criada para celebrar o amor entre duas pessoas, que de acordo com a história popular, surgiu após a morte de Valentim, bispo que casou-se escondido na Idade Média.

A relevância de Valentim se dá, pois, nesse período, o imperador Cláudio II proibiu o casamento já que ele acreditava que os homens eram melhores combatentes de guerra quando solteiros. Assim, após o seu ato apaixonado, o bispo acabou sendo preso e condenado à morte, se tornando um símbolo de resistência ao amor romântico.

A mesma forma de comemoração é realizada aqui no Brasil, no entanto, a data é chamada de Dia dos Namorados e é celebrada em 12 de junho todos os anos, visto que o dia corresponde a véspera do dia do Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”.

Mas além das terras tupiniquins, outros países comemoram a data mais romântica do calendário em diferentes dias ou meses, ou ainda, com tradições diversas que vão além dos clássicos mimos e lembranças. Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo as principais informações de como outros 5 países comemoram o Dia dos Namorados.

1. França

É popularmente conhecida a história de que a primeira carta do Valentines Day foi escrita na França pelo Duque d’Orleães, que apesar de estar preso em 1415, sempre enviava cartas de amor à sua esposa.

Além do relato, o que realmente é um fato é que a vila francesa chamada Valentine tem suas casas e espaços públicos decorados entre os dias 12 e 14 de fevereiro, assim como é comum que casais plantem uma mudinha de árvore na data, como uma forma de semear o amor compartilhado por eles.

2. Japão

Também celebrado no dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados no Japão conta com uma tradição diferente. Isso porque, na data, apenas os homens recebem presentes de suas amadas. As mulheres só recebem um mimo em março na comemoração do “White Day”.

3. Coreia do Sul

A celebração na Coreia do Sul ocorre da mesma forma que no japão: primeiro os homens recebem presentes no dia 14 de fevereiro, e por fim as mulheres no “White Day”. Além disso, no mesmo dia do mês de abril, os solteiros celebram o “Dia Preto”, onde os solteiros se reúnem para jantar jjajang myeon, um macarrão tingido por feijão-preto.

4. Espanha 

Na Espanha, a data que celebra o amor entre os casais corresponde a 9 de outubro, período que também é celebrado o dia de São Dionísio, o padroeiro do amor. O dia é marcado por festivais e desfiles, além do que, é comum que os homens presenteiem suas namoradas com uma Mocadora, uma figura que simboliza o amor.

5. China

A celebração do romance é realizada pelos chineses, com base na lenda de dois amantes que foram separados pelas estrelas, já que pertenciam a classes sociais distintas e que só podiam se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês. 

Quando a data finalmente chega, a China comemora o famoso festival Qixi, celebração que foi inclusa à Lista de Patrimônio Cultural Intangível Nacional da China em 2006.