Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Todas as princesas da Disney que possuem filmes live-action

Descubra quais são as princesas da Disney que ganharam versões em filmes live-action

Izabela Queiroz Publicado em 01/11/2023, às 14h06 - Atualizado em 06/11/2023, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Versões live-action das princesas da Disney: Cinderela, Ariel e Bela - Reprodução/ Disney
Versões live-action das princesas da Disney: Cinderela, Ariel e Bela - Reprodução/ Disney

Ao longo dos anos, as histórias das princesas da Disney tem sido contadas por meio de diversos formatos. Isso porque, as tramas mais antigas surgiram através dos contos de fadas escritos pelos mais diversos autores, depois ganharam versões em longa-metragens animados e, de uns tempos para cá, tiveram intérpretes em carne e osso, visto que os enredos têm ganhado cada vez mais espaço nos filmes live-action produzidos pelo estúdio.

Essas versões que apresentam atrizes reais no título de realeza da Casa do Mickey são conhecidas por trazer mais detalhes aos enredos que envolvem as princesas, ou ainda, por ressignificarem alguns pontos que, com o passar do tempo, acabaram ganhando a necessidade de serem alterados para que a trama se encaixe melhor ao momento em que a sociedade atual vive.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com todas as princesas que possuem filmes live-action lançados pelo estúdio criado há 100 anos pelos irmãos Roy e Walt Disney. Confira!

Cinderela (Cinderela)

A história da jovem Ella, mais conhecida como Cinderela, surgiu pelo autor francês Charles Perrault, na obra Contos da Mamãe Gansa, em 1697. Mais de duzentos anos depois, em 1950, a Disney adaptou a história pela primeira vez no estúdio através da aclamada animação que leva o nome da personagem.

Na trama, é mostrada a dificuldade diária da personagem que é mau-tratada por sua cruel madrasta e meias-irmãs após a morte de seu pai. Mesmo com as dificuldades, ela não desiste de ver o lado bom da vida e sonhar. Sua esperança é recompensada com o surgimento de uma fada madrinha que a ajuda a ir ao baile para donzelas do reino, onde ela viverá seu grande sonho — mas só até a meia-noite.

A trajetória de Cinderela pôde ser vista em live-action pela primeira vez em 1997. Lançado para televisão, o filme comandado pelo cineasta Robert Iscove, trouxe a princesa sendo interpretada pela compositora, modelo e atriz americana: Brandy Norwood

Cinderela (1997)
Crédito: Reprodução/ Disney

Já a segunda versão em carne e osso de Cinderela surgiu em “Caminhos da Floresta”, filme de 2014 que traz Anna Kendrick na pele da princesa. O enredo apresenta a história de personagens de contos de fadas mescladas com a de um padeiro (James Corden) e sua mulher (Emily Blunt) que tentam levar uma vida comum no vilarejo, mas que enfrentam contratempos com essas figuras conhecidas. 

Cinderela Anna Kendrick
Crédito: Reprodução/ Disney

A adaptação mais recente surgiu em 2015, quando Lily James deu vida a personagem na produção dirigida por Kenneth Branagh. A história se destaca por trazer novos personagens e mais empoderamento a personagem em comparação a sua história original, mas tudo isso, sem que a princesa perca sua essência doce e gentil.

Cinderela 2015
Crédito: Reprodução/ Disney

Bela (A Bela e a Fera)

A história de Bela vista na obra escrita pela francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e publicada em meados dos anos 1700, foi adaptada para animação em 1991 e ganhou sua versão com atores reais em 2017, onde a princesa foi vivida por Emma Watson.

A Bela e a Fera 2017
Crédito: Reprodução/ Disney

“A Bela e a Fera” de Bill Condon é bastante fiel a trama original, ao acompanhar a leitora assídua, Bela, enfrentando seus medos para salvar a vida de seu pai, visto que em troca da liberdade daquele que a criou, ela passa a viver com uma fera em um castelo. A jornada de Bela ensina a necessidade de enxergar a beleza interior.

Aurora (Malévola)

Charles Perrault escreveu a história de Aurora no livro Histoires ou Contes du Temps Passé lançado em 1634. Em 1959, a Disney transformou a narrativa na animação “A Bela Adormecida” e em 2014, a atriz Elle Fanning se tornou a versão real da personagem no filme “Malévola”.

Aurora (Malévola)
Crédito: Reprodução/ Disney

O longa-metragem traz a origem da grande vilã como ponto principal, mas também retrata a princesa em uma versão mais empoderada, assim como revela qual a verdadeira relação entre a princesa e a fada má.

Jasmine (Aladdin)

Lançado em 2019, o live-action de “Aladdin” adapta o conto árabe “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” escrito por Hanna Diyab e incluso na coletânea “As Mil e Uma Noites”.

Assim como na animação de 1992, no longa-metragem Aladdin é um jovem de origem humilde que vê a possibilidade de conquistar a princesa por quem se apaixonou, ou seja, a jovem Jasmine, após descobrir uma lâmpada mágica que guarda um poderoso gênio que pode conceder desejos. 

No entanto, diferente do filme dirigido por Ron Clements e John Musker, a versão em carne e osso que traz o personagem principal, interpretado por Mena Massoud, faz com que Jasmine (Naomi Scott) ganhe muito mais destaque, além de mostrar que é a princesa quem assume o trono do pai, ao contrário de Aladdin.

Jasmine e Aladdin (2019)7
Crédito: Reprodução/ Disney

Mulan (Mulan)

Inspirado na balada folclórica “A Balada de Hua Mulan” datada do século 6 e no desenho lançado 1998, o live-action de “Mulan” surgiu em 2020. Sob a direção de Niki Caro, o filme acabou desagradando boa parte do público por apresentar mudanças que distanciam a trama em carne e osso da vista na animação.

Dentre as alterações, é válido destacar que Mushu foi retirado da história em respeito à cultura chinesa. Além disso, foram incluídos diversos elementos místicos na trama, assim como foram concedidos poderes a Mulan (Liu Yifei).

Mulan
Crédito: Reprodução/ Disney

Ariel (A Pequena Sereia)

Escrito por Hans Christian Andersen em 1837, “A Pequena Sereia” apresenta Ariel, a jovem princesa de Atlântida que não se encaixa na realidade submersa e sonha em viver entre os humanos na superfície. A obra foi adaptada em uma animação que chegou aos cinemas em 1989, assim como ganhou sua versão live-action em 2023, onde a atriz, cantora e compositora Halle Bailey deu vida a personagem.

Halle Bailey como Ariel
Crédito: Reprodução/ Disney

O filme também traz algumas alterações quando comparado a versão animada, além de mostrar a origem do príncipe Eric e confirmar o parentesco entre o rei Tritão e Úrsula, a vilã da história.

Branca de Neve (Branca de Neve)

Inspirado no conto de fadas dos Irmãos Grimm, a animação lançada em 1937, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, foi o primeiro longa-metragem animado da Disney. A história da princesa perseguida por sua madrasta, a Rainha Má, devido a sua beleza, ganhará uma versão live-action em 21 de março de 2025, onde Rachel Zegler dará vida a protagonista.

Branca de Neve (2025)
Crédito: Reprodução/ Disney

Vale mencionar que “Branca de Neve”, também carrega diversas mudanças em relação à trama original. Confira quais são elas aqui.