Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Seguindo as leis da monarquia britânica, quais personagens da Disney não seriam princesas?

O seleto grupo de princesas se tornaria ainda menor se levasse em consideração essas regras; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 14/10/2022, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Promocional Disney Princesas - Divulgação/ Disney
Imagem Promocional Disney Princesas - Divulgação/ Disney

Ao longo de seus quase 100 anos de existência, a Disney levou para os mais variados lares grandes histórias, incluindo as narrativas da realeza que antes só estavam presentes nos contos de fadas, mas que foram para as telonas com direito a bailes pomposos, aventuras e romances de tirar o fôlego protagonizados pelas adoradas princesas.

Apesar das mais diversas animações e live-actions estreladas pelas figuras detentoras da coroa transmitirem magia e esperança ao mostrar que um grande ato de heroísmo pode transformar uma garota comum em uma princesa, na vida real, seria bem diferente — pelo menos seguindo as regras da monarquia britânica.

Como assim?

Princesas
Cena do filme 'WiFi Ralph: Quebrando a Internet' (2018) / Crédito: Divulgação/ Disney

Na Disney, uma garota é considerada uma princesa se ela for filha de reis, se casar com algum membro da realeza ou cometer um notável ato de bravura. Sendo assim o grupo que hoje é composto por 12 nobres mulheres conta com Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida e Moana — lembrando que Ana e Elsa também já o integraram, até assumirem o título de rainhas.

No entanto, caso o estúdio seguisse as normas estabelecidas pela monarquia britânica, o número de princesas seria muito menor, visto que nascer membro da família real ou estabelecer uma união com um príncipe não necessariamente tornaria as amadas garrotas dignas de usar a coroa.

Na monarquia britânica

Para entender melhor é necessário voltar um pouco no tempo, mais precisamente para 1917, quando o rei George V criou uma “Letters Patent”, com o objetivo de definir quais membros da família real britânica teriam direito aos títulos de príncipe ou princesa.

A mesma foi atualizada em 2012 pela rainha Elizabeth II e, desde então, os detentores dos títulos de nobreza são os filhos do monarca e seus netos de filhos do gênero masculino, assim como os filhos do primeiro filho mais velho do príncipe de Gales.

Sendo assim, para ser considerada uma princesa na família real é necessário ter com descendência direta, como é o caso da filha da rainha, princesa Anne, das netas da monarca, princesa Eugenie e Beatrice e da bisneta de Elizabeth II, filha de William e Kate, a princesa Charlotte.

Mas, e o casamento com membros da realeza?

A princesa Charlotte chega para seu primeiro dia de aula, com seu irmão, o príncipe George e seus pais, o duque e a duquesa de Cambridge, em Thomas's Battersea, em Londres, em 5 de setembro de 2019, em Londres, Inglaterra.
Princesa Charlotte, seu irmão, o príncipe George e seus pais, o duque e a duquesa de Cambridge /Crédito: Aaron Chown/Getty Images

Caso uma garota comum se case com um príncipe, ela receberá o título associado ao seu marido, como foi o caso de Diana Spencer que, ao se casar com Charles passou a ser chamada de princesa de Gales, visto que seu marido era o príncipe de Gales. O mesmo se aplica a Kate Middleton, que se tornou duquesa de Cambridge após se casar com o príncipe William, em 2011.

Seguindo essas regras, seriam princesas na Disney apenas Branca de Neve, Aurora, Ariel, Rapunzel, Anna, Elsa e por fim, Jasmine, enquanto ficariam de fora os seguintes nomes:

1. Cinderela

Cinderela
Cinderela, de Cinderela (1950). Crédito: Divulgação/ Disney


2. Tiana

Tiana
Tiana, de A Princesa e o Sapo (2009). Crédito: Reprodução/ Disney


3. Bela

Bela
Bela, de A Bela e a Fera (1991). Crédito: Reprodução/ Disney


4. Mulan

Mulan
Mulan, de Mulan (1998). Crédito: Reprodução/ Disney


5. Pocahontas

Pocahontas
Pocahontas, de Pocahontas (1995). Crédito: Reprodução/ Disney


6. Alice

Alice
Alice, de Alice no País das Maravilhas (1951). Crédito: Reprodução/ Disney