Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Relembre o que aconteceu em 'Avatar' antes de ver "O Caminho da Água"

Os acontecimentos de 'Avatar' antecedem em mais de dez anos a continuação do clássico de James Cameron

Izabela Queiroz Publicado em 15/12/2022, às 15h01 - Atualizado em 06/01/2023, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox
Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox

Mais de uma década depois da estreia do clássico e revolucionário ‘Avatar’, James Cameron voltou a trabalhar no projeto transformando a história dos habitantes de Pandora em uma franquia e levando para os cinemas nesta quinta-feira, 15, ‘Avatar: O Caminho da Água’, a primeira sequência do longa-metragem lançado em 2009.

O novo enredo gira em torno de Sully, Jake, Neytiri e sua família, visto que terão que enfrentar novos desafios para superarem as tragédias e manterem a si mesmos e Pandora em segurança mais de dez anos depois dos ataques da R.D.A. Relembre o trailer!

Pensando nisso, caso você não se recorde o que aconteceu no primeiro filme, não se preocupe, antes de pegar a pipoca e o refrigerante para acompanhar a nova trama nas telonas, relembre os principais acontecimentos de ‘Avatar’ abaixo!

O que acontece em ‘Avatar’?

O longa-metragem que revolucionou a maneira que a computação gráfica era utilizada nas produções cinematográficas é situado no ano de 2154, e começa a trama com a narração de Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro paraplégico recrutado pela corporação Resources Development Administration, a R.D.A, para ajudar a encontrar meios de explorar o planeta alienígena Pandora, e extrair um precioso minério chamado Unobtainium.

Vale lembrar que Pandora é habitada por uma espécie de humanoides chamada Na'vi, seres azuis com cauda que são considerados primitivos pelos humanos. Eles possuem quase 3 metros de altura, e seus ossos são naturalmente reforçados com fibra de carbono — além de também possuírem um forte vínculo com a natureza.

No diário de bordo, Jake conta que aceitou fazer parte do projeto, porque, com a remuneração, ele poderia pagar uma operação que o faria voltar a caminhar novamente. Além de revelar que foi escolhido, pois, além de ser um fuzileiro e poder lutar em campo, é irmão gêmeo de Thomas, um dos cientistas que integravam o projeto Avatar. 

Thomas, no entanto, acabou falecendo. Assim, ele se tornou o único com material genético compatível para controlar o Avatar de seu irmão e prosseguir com a missão sem adiamentos e novos gastos, já que produzir um Avatar leva tempo e muito investimento.

Um Avatar é um híbrido humano-Na'vi geneticamente modificado ligado ao seu humano correspondente através de conexões neurais que permitem o controle do corpo do Avatar. Esse ser foi criado para permitir que os humanos circulem por Pandora sem o auxílio de máscaras de oxigênio, já que, o local é rico em dióxido de carbono, metano e amônia, não permitindo que os terráqueos respirem normalmente. 

Com isso em mente, Thomas adentra Pandora ao lado da Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) e do biólogo Norm Spellman (Joel David Moore), onde acaba se perdendo da dupla após se atacado por um dos gigantes animais locais. 

Como resultado, Jake é deixado para trás e acaba ficando a mercê do local, tendo sua vida posta em risco por um bando de lobos-víboras até ser salvo por Neytiri (Zoë Saldaña), uma Na’vi que decide ajudá-lo após ele ser coberto por sementes de Utral Aymokria, a Árvore das Almas que carregas as vozes dos ancestrais.

Apesar de ter ficado relutante no início, Neytiri leva Jake até a Árvore-Lar, a casa dos Omaticaya, um dos povos de Pandora, e o local que mais acumula reserva de Unobtainium. Lá, Jake começa o processo para ser aceito como parte da comunidade, onde conhece melhor o local, aprende a língua mãe de Pandora, e até mesmo conquista a confiança para comandar um "Na'vi Ikran", um tipo de dragão do planeta.

Enquanto conquista a confiança dos Na’Vi, Jake repassa as novas informações que descobre sobre Pandora para os humanos do R.D.A, que após três meses coletando os dados fornecidos pelo ex-fuzileiro, resolvem atacar a Árvore-Lar a fim de retirar o precioso minério.

No entanto, Jake acabou compreendendo a importância do lugar e daquela cultura, além de ter se apegado aos membros da tribo e se apaixonado por Neytiri, assim, acabou se tornando contra a exploração de Pandora e ficando do lado dos Omaticaya.

Ainda assim, a decisão foi tomada tarde demais. O planeta alienígena foi atacado, a Árvore-Lar foi destruída e o povo local perdeu tudo, menos a sua conexão com a natureza, essa que se tornou indispensável para vencer as próximas batalhas com os humanos.

Além disso, apesar de Jake ter quebrado a confiança dos Na’Vi, ele conseguiu recuperá-la, visto que determinado a salvar o local, acabou se tornando o quinto guerreiro a assumir o manto de Totuk Makto, o único capaz de unir vários clãs em Pandora.

Assim, após diversas lutas, os habitantes do planeta situado a 4,4 anos-luz da Terra, acabaram conseguindo vencer a guerra e expulsar os humanos de Pandora. Por fim, a trama se encerra com Jake  transferindo sua consciência humana para o corpo Avatar, passando a viver então, apenas como um Na’Vi e não mais como terráqueo.