Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Quem são as pessoas que inspiraram os personagens de Turma da Mônica?

Conheça quais são as pessoas que serviram de inspiração para Mauricio de Sousa para a criação da Turma da Mônica

Sofia Luppi Publicado em 03/02/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

O universo das histórias de Turma da Mônica conta com diversos personagens e sempre terá um novo para encantar as tramas feitas por Maurício de Sousa. Mas alguns personagens possuem uma inspiração em pessoas e dramas reais. Por isso, a Recreio trouxe algumas dessas inspirações para você conhecer. 

1. Mônica 

Quase todo mundo sabe que a Mônica dos quadrinhos teve como inspiração a filha do ilustrador, Mônica Sousa. A personagem não só herdou o mesmo nome como também algumas características de Mônica quando ela era criança, como não levar desaforo para casa e ter uma personalidade forte. 


2. Cebolinha

A inspiração de Maurício para criar o Cebolinha foi um amigo de infância de seu irmão, Márcio de Sousa. O menino dos planos infalíveis troca o “R” pelo “L” porque a pessoa em quem foi inspirado fazia o mesmo. Além disso, esse amigo de Márcio ganhou do pai dos irmãos, o apelido de Cebolinha, por conta de seu cabelo espetado que também foi parar nos quadrinhos. 


3. Cascão 

Maurício se inspirou em outro amigo de Márcio para criar o Cascão, porém, essa amizade não durou tanto quanto ao menino que serviu de inspiração para Cebolinha. O garoto não gostava de tomar banho e não era muito higiênico, assim como o personagem.  


4. Magali 

Magali Spada, uma das filhas de Maurício, foi a inspiração para a criação da Magali dos quadrinhos.  Além das características físicas, o cartunista se baseou na personalidade da filha e ele garantiu em uma crônica que ela realmente comia uma melancia inteira quando criança. 


5. Marina 

Tanto nos quadrinhos como na vida real, a Marina é filha do Mauricio. A Marina das tirinhas é lembrada pelo seu talento com a pintura, o mesmo talento da Marina Takeda, que serviu de inspiração para o pai. 


6. Do Contra 

Já imaginou torcer contra o Brasil na Copa do Mundo? Era isso que Maurício Takeda fazia, um dos filhos do criador da turminha, e que deu a ideia para que seu pai criasse o Do Contra. O nome não é por acaso: assim como o personagem, o filho gostava de ser diferente em tudo.


7. Nimbus 

Mauro de Sousa sempre se interessou por coisas relacionadas a meteorologia e adorava ver a previsão do tempo. Isso foi um prato cheio para que seu pai, Mauricio de Sousa, criasse um personagem com esses trejeitos, o Nimbus. Outra característica do personagem é sua habilidade com truques de mágica. 


8. Maria Cebolinha 

Maurício tem ao todo 10 filhos, e sua primogênita é a Mariângela, que ganhou uma personagem em sua homenagem quando era um bebê, por isso, a irmã mais nova do Cebolinha, a Maria Cebolinha é bem novinha na série original de quadrinhos.


9. Chico Bento 

O Chico Bento teve como inspiração um tio-avô do ilustrador. Nos quadrinhos, ele é neto da Vó Dita, que foi inspirada na irmã desse parente que deu vida ao Chico. O caipira sempre é reconhecido por conta de seu chapéu de palha e a teimosia 


10. Bidu 

Até os animais do universo de Turma da Mônica possuem suas versões no mundo real. O Bidu foi um dos primeiros personagens criados por Maurício que se baseou no cão de estimação que teve durante a infância, o Cuíca.  

Turma da Mônica - A Série” está disponível no Globoplay e mostra a turminha envolvida em um mistério para descobrir que sabotou a festa da Carminha Frufru (Luiza Gattai); confira o trailer!