Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quantos fios tem o cabelo de Merida, princesa de 'Valente'?

Merida tem mais cabelos que Rapunzel? Descubra qual a quantidade de fios ruivos e encaracolados podem ser encontrados na cabeça da princesa!

Izabela Queiroz Publicado em 27/02/2024, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Merida, personagem de 'Valente', filme da Disney - Divulgação/ Disney
Merida, personagem de 'Valente', filme da Disney - Divulgação/ Disney

O seleto grupo de princesas da Disney conta com membros da realeza de diversos lugares do mundo e repletas de características únicas, que são capazes de trazer representatividades para inúmeros públicos que acompanham suas histórias, como exemplo, Merida de “Valente” (2012), que se tornou a primeira princesa da franquia a exibir seus cabelos encaracolados totalmente livres de penteados.

Isso porque, Tiana foi a primeira princesa cacheada do estúdio, ao surgir em 2009 por meio da animação “A Princesa e o Sapo”, mas em todas as cenas do longa-metragem em que ela surge humana, suas as madeixas estão presas em rabos de cavalo baixos ou coques fixados do topo da cabeça, dificultando a visibilidade de seus belos cachos.

Mais que isso, Merida também poderia deter o título de princesa mais cabeluda da Casa do Mickey. Isso porque, os volumosos cabelos ruivos da personagem são formados por meio de 11 mil e 700 fios e dentre eles 1500 foram desenhados um a um, como explica o portal da Disney.

Merida
Merida /Crédito: Divulgação/ Disney

É tanto cabelo, que o processo para animar essa quantidade de fios também não foi fácil, já que foi criada uma nova tecnologia exclusivamente para que a cabeleira ganhasse movimento nas cenas, semelhante ao que aconteceu com outra princesa do estúdio: Rapunzel, a princesa de ‘Enrolados’ (2010) que também ganhou um software único para animar seus mais de 100 mil fios loiros, com exatos 20 metros de comprimento.

Ainda que não seja a princesa com maior quantidade de cabelo, já que o posto pertence a Rapunzel, Merida se tornou a pioneira em diversos outros tópicos na franquia Disney Princesa, composta por mais 12 detentoras do título da realeza (Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Moana e Raya).

Isso acontece, porque ela se tornou a primeira princesa sem um interesse amoroso em sua história, assim como a única a ter irmãos meninos, sendo a irmã mais velha dos trigêmeos Harris, Hubert e Hamish. Além disso, ela é a primeira a não ser inspirada em alguma figura histórica ou personagem de algum conto de fada, e como resultado, teve um dos processos mais longos do estúdio, já que ao todo, foram necessários sete anos de produção até que a trama estreasse nas telonas dos cinemas em 2012.

Como resultado, toda a inovação e trabalho foi recompensada, já que “Valente” ganhou o Oscar de Melhor Longa de Animação em 2013, além de vencer diversas categorias em premiações como Globo de Ouro e o BAFTA – prêmio da Academia de Filmes e Artes Britânica –, arrecadando ao todo 20 estatuetas.

Vale lembrar que a animação, lançada em co-produção aos estúdios Pixar, está disponível no catálogo do Disney+ para assinantes. A trama, comandada pelos cineastas Brenda Chapman e Mark Andrews, tem a seguinte sinopse na plataforma de streaming:

"Merida, uma habilidosa arqueira e a filha teimosa determinada a trilhar seu próprio caminho na vida, desafia uma antiga tradição sagrada do reino. Ela terá que usar todas as suas habilidades e recursos, incluindo seus espertos e travessos irmãos trigêmeos, para desfazer uma terrível maldição antes que seja tarde demais e descobrir o significado da verdadeira valentia."