Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

Qual foi a última princesa produzida por Walt Disney?

Descubra qual foi a última princesa que contou com a produção de Walt Disney

Daniela Bazi Publicado em 03/03/2024, às 09h00 - Atualizado em 05/03/2024, às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney e as princesas do estúdio - Reprodução/Youtube/BBC Archive e Reprodução/Disney
Walt Disney e as princesas do estúdio - Reprodução/Youtube/BBC Archive e Reprodução/Disney

Há exatos 87 anos, no ano de 1937, a Disney entrava para a história com o lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões”. A produção se tornou a primeira animação no formato longa-metragem na história do cinema mundial, além de também ser considerada a primeira a ser feita totalmente em cores.

A obra marcou o início das Princesas da Disney, uma das mais famosas e lucrativas franquias já lançadas. Apesar do grande sucesso do primeiro título animado, o estúdio demorou exatos 13 anos para divulgar seu segundo filme de princesa, “Cinderela”, que estreou apenas em 1950.

A razão para a demora é devido a um dos conflitos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, a Disney lançou propagandas militares para incentivar a população a defender sua nação com participações de personagens como o Pato Donald, além de desenvolver filmes para treinamento militar, insígnias e até mesmo curtas educativos.

Durante esse período, como muitos de seus funcionários estavam servindo ao exército, e não existia interesse do público em assistir filmes devido à situação do país, a Disney chegou ao final do confronto com uma dívida acumulada de 4 milhões de dólares, e estava à beira da falência. “Cinderela” foi a animação que salvou o estúdio, e hoje acumula mais de 263,6 milhões de dólares em bilheteria.

No entanto, nove anos depois do lançamento da animação sobre a Gata Borralheira, a Disney divulgaria o último filme de princesa com a participação de seu criador, Walt Disney: “A Bela Adormecida”.

a bela adormecida
Cena de 'A Bela Adormecida' (1950). /Crédito: Reprodução/Disney

A última princesa

Baseada no conto de Charles Perrault, lançado em 1697, o filme sobre a princesa Aurora teve um custo total de aproximadamente 6 milhões de dólares, sendo o filme animado mais caro da época, gerando belas críticas feitas pelos especialistas em cinema. Além disso, a animação foi indicada ao Oscar de 1960 na categoria de Melhor Musical Original.

Ainda assim, nem tudo foi flores para “A Bela Adormecida”. Apesar de ter sido elogiada pela crítica, a animação gerou um certo prejuízo para o estúdio em seu lançamento devido ao enorme investimento, já que, na época, a produção arrecadou apenas 5 milhões de dólares em bilheteria, conforme repercutido pelo G1.

Por este motivo, Walt Disney decidiu que o estúdio daria uma pausa na adaptação dos contos infantis. Um novo filme de princesa só chegaria 30 anos depois, em 1989, com “A Pequena Sereia”. Contudo, o lendário cineasta já não estava mais presente para acompanhar o lançamento de seu novo sucesso. Disney faleceu em dezembro de 1966, devido a um câncer de pulmão.

Atualmente, “A Bela Adormecida” é considerada um dos clássicos da Disney e, graças aos seus relançamentos, acumula mais de 51 milhões de dólares em bilheteria. Além deste fato, vale mencionar que a trama ganhou dois spin-offs baseado em Malévola, a vilã da trama, intitulados “Malévola”, de 2014, e “Malévola: A Dona do Mal”, de 2019, ambos estrelados pela atriz Angelina Jolie.