Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual foi o primeiro filme a conquistar o Oscar de Melhor Animação?

Descubra qual animação entrou para a história do Oscar ao levar a primeira estatueta dourada da categoria!

Izabela Queiroz Publicado em 10/03/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Animações da Nickelodeon, Disney, Pixar e Dreamworks - Reprodução/ Nickelodeon Movies/Disney/Pixar/Dreamworks
Animações da Nickelodeon, Disney, Pixar e Dreamworks - Reprodução/ Nickelodeon Movies/Disney/Pixar/Dreamworks

Neste domingo, 10, ocorre a cerimônia do Oscar 2024, premiação criada para homenagear os melhores atores, técnicos e filmes de cada ano, que tem como um de suas categorias a de ‘Melhor Filme de Animação’, onde “O Menino e a Garça”, “Elementos”, “Nimona”, “Meu Amigo Robô”, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” concorrem à estatueta dourada este ano.

Com isso, quem sair vencedor, se tornará o 22º filme animado a adquirir o prêmio, visto que, apesar da primeira cerimônia do Oscar ter sido realizada em 1929, a categoria que premia as animações exibidas nas telonas, só surgiu em 2002, — o que nos leva a pergunta: Qual foi o primeiro filme a conquistar o Oscar de Melhor Animação?

Fazendo história

Ao longo dos anos, estúdios como Disney, Pixar, Warner e DreamWorks foram construindo uma base sólida de animações com enredos divertidos, mas que possuíam camadas e elevavam a construção de seus personagens, ainda que essas animações não fossem reconhecidas pelo Oscar através dessas características, mas sim, pelas inovações que traziam para a história do cinema. 

Isso porque, durante grande parte da existência do Oscar, as animações que receberam uma estatueta dourada, foram aquelas que trouxeram alguma grande mudança para a indústria cinematográfica, como ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ e ‘Toy Story’ que foram os primeiros longas-metragens da Disney e Pixar, lançados em 1927 e 1996, respectivamente.

Além deles, houve ainda ‘Fantasia’, animação de 1940 que proporcionou a criação de um sistema de reprodução de áudio que foi chamado de ‘Fantasound System’. Ainda assim, esses filmes receberam um Oscar Honorário, já que não existia uma categoria própria para premiar longas-metragens animados.

A categoria de ‘Melhor Animação’ foi surgir mais de 70 anos depois da primeira entrega das estatuetas douradas, sendo idealizada em 2001, e finalmente se tornando realidade em 2002, onde ‘Shrek’, ‘Monstros S.A’ e ‘Jimmy Neutron’ foram indicados.

Há quem diga que a categoria só se tornou real para reconhecer o trabalho da DreamWorks com a história do ogro mais amado de todos os tempo, tanto que, o resultado não poderia ser outro: ‘Shrek’ foi o primeiro vencedor do Oscar na estreia da categoria de ‘Melhor Animação’.