Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual a animação da Disney que mais demorou para ser concluída?

Descubra qual foi a animação da Disney que demorou mais tempo para ter sua produção finalizada

Daniela Bazi Publicado em 29/01/2024, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney em entrevista - Reprodução/Youtube/WhereMagicLives95 e Reprodução/Disney
Walt Disney em entrevista - Reprodução/Youtube/WhereMagicLives95 e Reprodução/Disney

Desde sua fundação, a Disney é responsável por desenvolver animações que marcaram a vida de milhares pessoas ao redor do mundo. Suas produções são tão adoradas pelo público que as tramas passam de geração para geração, e permanecem sendo um sucesso mesmo dezenas de anos depois de seu lançamento original.

Para que os longas animados saiam perfeitos, o estúdio sempre buscou as melhores técnicas possíveis onde, em algumas vezes, criaram do zero tecnologias que ainda não existiam no mercado, revolucionando o cinema internacional — como é o caso de “Fantasia”, de 1940, que apresentou um sistema de reprodução chamado de Fantasound System, responsável por trazer o som estéreo para as salas de cinemas pela primeira vez, elevando a qualidade do áudio.

Por este motivo, muitas animações demoraram anos para serem finalizadas. Mas, você já se perguntou qual foi o desenho que demorou mais tempo para ser concluído?

A produção mais longa

A animação da Disney que levou mais tempo para ser concluída foi “A Bela Adormecida, lançada em 29 de janeiro de 1959, há exatos 65 anos. O longa, que foi o último filme de princesa da Disney com a produção do renomado cineasta Walt Disney, levou sete anos para ficar pronto, segundo informações divulgadas pelo portal G1.

Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959)
Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959) / Crédito: Reprodução/Disney

O conto de fadas acompanha a história da princesa Aurora, que, logo após seu nascimento, recebeu uma maldição da feiticeira Malélova onde, em seu aniversário de 16 anos, ela espetaria seu dedo em uma roca de fiar e entraria em um sono profundo, que só poderia ser quebrado com o beijo de amor verdadeiro.

Além de levar um bom tempo para ser finalizado, “A Bela Adormecida” também contou com um alto investimento. Segundo o G1, Walt investiu cerca de 6 milhões de dólares, um valor extremamente alto na época, fazendo com que a trama se tornasse a animação mais cara produzida até então.

Apesar de ser extremamente aclamada pela crítica especializada, e receber indicações ao Grammy, em 1959, e ao Oscar, em 1960, a história de Aurora não foi um sucesso imediato nas bilheterias. Isso porque, inicialmente, o filme arrecadou apenas 5 milhões de dólares, deixando o estúdio com um prejuízo de US$ 1 milhão. A produção só recebeu seu merecido reconhecimento anos depois, graças a seus relançamentos.

Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959)
Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959) / Crédito: Reprodução/Disney

O fracasso inicial de “A Bela Adormecida” nos cinemas foi o principal motivo para que Walt Disney decidisse que a Disney precisava dar uma pausa na adaptação dos contos infantis, fazendo com que Aurora fosse a última princesa do renomado cineasta.

Um novo conto de fadas só foi lançado pelo estúdio 30 anos depois, em 1989, com a estreia de “A Pequena Sereia”. Disney, infelizmente, faleceu 23 anos antes da chegada de Ariel, em 1966, devido a um câncer de pulmão. Ele tinha apenas 65 anos de idade.