Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quais foram os primeiros super-heróis da DC?

Descubra quais foram as figuras responsáveis iniciarem a trajetória da DC na Era de Ouro dos quadrinhos!

Izabela Queiroz Publicado em 18/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da HQ 'JLA: New World Order: DC Essential' - Reprodução/ DC Comics
Capa da HQ 'JLA: New World Order: DC Essential' - Reprodução/ DC Comics

Sendo a responsável por dar o pontapé inicial da Era de Ouro dos quadrinhos (período que se iniciou em 1938 e encontrou o seu fim na década de 50), a DC Comics introduziu o gênero das histórias de super-heróis nas páginas, criando diversos personagens com habilidades sobre-humanas que são adorados até os dias de hoje.

Mas, já parou para pensar quais foram as primeiras figuras super poderosas que a editora incluiu nas HQs? Para facilitar a sua descoberta, listamos abaixo os cinco primeiros heróis que fizeram parte das narrativas da DC Comics.

1. Superman

Superman, o herói de Krypton, foi o primeiro personagem com superpoderes a estrelar as comics da DC. A icônica figura que usa uniforme azul e capa vermelha surgiu na Action Comics #1, lançada em 1938 sob a história escrita por Jerry Siegel e Joe Shuster.

Superman na capa da HQ Action Comics # 1
Superman na capa da HQ Action Comics #1 / Crédito:Reprodução/ DC Comics

2. The Crimson Avenger

O álter-ego de Lee Travis, chamado de The Crimson Avenger (também conhecido como o Vingador Carmesim), se tornou o segundo super-herói da editora, e o primeiro a usar mascara como parte de seu traje.

O personagem, que surgiu na Detective Comics #20 (1938), tem treinamento de nível olímpico e usa armas de gás. Descrito como o antecessor do Batman, ele introduziu ainda o conceito de ajudantes nas histórias do gênero, visto que contava com o apoio de Wing How.

The Crimson Avenger
The Crimson Avenger em Detective Comics #22 / Crédito:Reprodução/ DC Comics

3. Batman

Criado por Bill Finger, o Homem Morcego surgiu em 1939 na HQ 'Detective Comics #27', apresentando a identidade secreta de Bruce Wayne, um jovem rico que é amigo do Comissário Gordon e que se escondia atrás de um traje preto para ajudar a combater o crime na cidade de Gotham.

Batman na Detective Comics #27
Batman na capa da Detective Comics #27 / Crédito:Reprodução/ DC Comics

4. Sandman

A identidade secreta de Wesley Dodds foi apresentada em 'World’s Fair Comics #1', com a assinatura de Jerry Siegel. O personagem misterioso que tinha Sandy como ajudante, criou ainda a Sociedade da Justiça da América e, apesar de ter desaparecido das HQs, o apelido de Sandman tem sido usado por vários heróis ao longo do tempo.

Sandman na World’s Fair Comics #1
Sandman na World’s Fair Comics #1 / Crédito:Reprodução/ DC Comics

5. The Flash

Surgindo em 1940, The Flash foi introduzido na 'Flash Comics #1', apresentando o primeiro detentor do manto do herói escarlate: Jay Garrick, assim como foi também um dos fundadores da Sociedade da Justiça da América.

Além disso, assim como Superman, ele não fazia parte da lista de personagens que dependem de dispositivos para ajudar a combater o mal, visto que seus poderes surgiram após ele inalar um gás deixado no laboratório de sua faculdade em Keyston.

Flash Comics #1
Capa da 'Flash Comics #1' / Crédito:Reprodução/ DC Comics