Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Wandinha

Por que Wandinha se chama Quarta-feira em inglês?

Saiba o motivo do nome verdadeiro de Wandinha ser Wednesday, que significa Quarta-Feira em inglês

Sofia Luppi Publicado em 28/11/2022, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da série 'Wandinha' - Divulgação/Netflix
Imagem promocional da série 'Wandinha' - Divulgação/Netflix

Na última quarta-feira, 23, chegou à Netflix a série “Wandinha”, dirigida por Tim Burton. A produção, que é estrelada por Jenna Ortega, acompanha Wandinha Addams, a filha mais velha de Morticia e Gomez, resolvendo alguns mistérios de sua nova escola, a Escola Nunca Mais. Assista ao trailer!

Mas você sabia que Wandinha não é o nome verdadeiro da personagem? 

Originalmente, a filha mais velha dos Addams se chama Wednesday, que em inglês significa Quarta-Feira. Charles Addams, criador dos quadrinhos da família mórbida, se inspirou em uma canção de ninar norte-americana para escolher o nome da personagem. 

A música intitulada "Monday 's Child” (em tradução livre, “Criança da segunda-feira''), de 1838, se tornou bastante popular devido ao seu teor de adivinhação. Isso porque a canção dizia como seria o futuro de uma criança de acordo com o dia da semana em que ela nasceu.  

Com exceção de quarta-feira, todos os outros dias da semana na canção tinham características positivas. Segundo a letra da canção, “a criança de quarta-feira está cheia de angústias”. Assim, Mortícia e Gomez decidiram que a filha se chamaria Quarta-feira para ter muita angústia, como a música prometia. 

A faixa também acabou revelando como seria a personalidade de Wandinha. No verso original da canção, que é "Wednesday's child is full of woe”, podemos traduzir “woe” como angústia, mas também pode significar aflição e infortúnio. Todas essas características são bem fortes no jeito da personagem.  

Quando as histórias da Família Addams chegaram ao Brasil, houve um processo de tradução de falas e até mesmo de nomes, para acontecer uma maior identificação com a realidade brasileira, algo realizado com todas as produções que chegam no país. E como os brasileiros não conheciam a canção em que Charles Addams se inspirou, acharam melhor colocar outro nome a personagem. 

Vale lembrar que nem sempre Wandinha teve esse nome. Na realidade, todos os personagens não tinham nome até ganharem suas versões televisivas. 

Charles Addams criou os quadrinhos da Família Addams na década de 1930. Nessa época, as histórias eram publicadas no New Yorker e não tinham uma personalidade, caracterização e nomes definidos.