Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo

Por que "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" conta com novos atores?

Descubra por qual motivo "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" escalou um novo elenco para viver as icônicas figuras criadas por Mauricio de Sousa

Izabela Queiroz Publicado em 18/01/2024, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" - Reprodução/ Bronze Filmes/ Mauricio de Sousa Produções
Cena do filme "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" - Reprodução/ Bronze Filmes/ Mauricio de Sousa Produções

Estreando nos cinemas nesta quinta-feira, 18, “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” é responsável por trazer as versões adolescentes de Mônica, Magali, Cascão, Cebola, Milena e o restante da Turma em carne e osso, sendo assim, a primeira adaptação live-action das obras criadas por Mauricio de Sousa a realizar o feito.

Ainda que, com a caracterização, Sophia Valverde, Xande Valois, Bianca Paiva, Theo Salomão e Carol Roberto, apresentem diversas semelhanças aos respectivos personagens, alguns fãs das versões ‘reais’ da Turma nas telinhas e telonas não aceitaram a ideia de que as icônicas figuras não seriam mais interpretadas por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira.

Isso porque, o antigo quinteto inaugurou a franquia cinematográfica baseada no grupo de amigos da Dona da Rua, estrelando os filmes “Turma da Mônica: Laços” (2019) e “Turma da Mônica: Lições” (2021), além de terem se tornando o elenco escolhido para viver a aventura de oito episódios de “Turma da Mônica: A Série”, lançada em 2022 no Globoplay, ficando então, marcados no imaginário do público como os rostos oficiais da turminha fora das páginas.

Tanto é que, quando o novo elenco foi confirmado, os fãs fizeram um abaixo-assinado, em 22 de julho de 2022, contra a troca dos antigos atores. Em menos de uma semana, a petição criada no site da Avaaz já passava de 45 mil assinaturas.

No entanto, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) estava decidida a fazer a alteração, e mesmo com a pressão do fandom, a alteração no elenco foi mantida.

Mas, qual foi o motivo que levou a mudança de atores em Turma da Mônica?

A revelação do porquê a empresa, fundada pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, alterou os atores, surgiu por meio do produtor-executivo de audiovisual da MSP, Marcos Saraiva, em entrevista à Folha de São Paulo no ano passado.

Na ocasião, ele citou que um dos motivos foi a idade dos personagens, visto que em Turma da Mônica Jovem, eles estão crescido e mais maduros, por isso, atores mais velhos se fizeram necessários. Tanto é que, Théo e Bianca tem 20 anos, Xande tem 18 e Sophia, 17, alguns anos a mais que os antigos intérpretes, que hoje, têm entre 15 e 16 anos.

Outra razão foi o medo de que os personagens ficassem associados a um mesmo elenco por muito tempo, já que isso poderia criar problemas para as histórias futuras, visto que ao longo dos anos os atores poderiam desistir de continuar no projeto e arruinar os planos de sequências ou novas produções, ou ainda, mina a possibilidade dos atores pedirem cachês exorbitantes devido ao tempo que se dedicam aos títulos lançados.

Por fim, os direitos de adaptação de obra também foram citados, já que Turma da Mônica e a Turma da Mônica Jovem são propriedades diferentes.

Mais sobre "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo"

"Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" tem direção de Mauricio Eça (Carrossel), enquanto o roteiro é assinado por Sabrina Garcia, Rodrigo Goulart e Regina Negrini.

A sinopse diz: "No primeiro dia de aula do ensino médio, Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena não demoram muito para perceber que as coisas andam estranhas. Quando descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado, decidem se unir em uma missão para tentar salvá-lo. Enquanto investigam o que está acontecendo, se deparam com segredos antigos e assustadores do bairro do Limoeiro e logo percebem que podem estar lidando com uma ameaça muito maior."

Além de Sophia Valverde, Xande Valois, Bianca Paiva, Theo Salomão e Carol Roberto, o elenco traz Maria Bopp (Ana Paula, coordenadora do colégio), Rodrigo Fernandes (Falconi, curador do Museu do Limoeiro), Mateus Solano (Licurgo, diretor do museu e do colégio), Ataíde Arcoverde (Lindolfo, tataravô de Licurgo), Eliana Fonseca (Tia Nena) e Júlia Rabelo (Dona Isabelle).