Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Por que o nome verdadeiro do Batman é Bruce Wayne?

A explicação por trás do nome da real identidade de Batman vai muito além do fato de ele ser filho de Thomas Wayne; descubra!

Redação Publicado em 30/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman - Reprodução/ DC Comics
Batman - Reprodução/ DC Comics

Batman foi criado por Bob Kane e Bill Finger na Era de Ouro dos quadrinhos, ajudando a combater o mal de Gotham pela primeira vez na HQ da DC intitulada ‘Detective Comics # 27’ lançada em março de 1939. Desde então, a popularidade do personagem foi crescendo, sendo considerado hoje um dos principais super-heróis do estúdio, surgindo em adaptações para TV e cinema ao longo dos anos.

Um dos pontos que tornaram o Cavaleiro das Trevas um ícone da cultura pop é o fato de que ele é um homem comum que tem como identidade real bilionário americano dono da corporação Wayne Enterprises Bruce Wayne, mas que, apesar de não ter poderes, é extremamente inteligente, ágil e forte, além de possuir grande habilidade de investigação, utilizando todas essas vantagens ao seu favor para tornar o mundo um lugar melhor.

Mas ainda que seja de conhecimento popular que Batman é o alter ego de Bruce Wayne, o que alguns podem não imaginar é que há uma explicação por trás do nome do personagem — e ela vai muito além do fato de ele ser filho de Thomas Wayne, trazendo inclusive, figuras históricas que realmente existiram para ajudar a contar a história.

Por que o nome verdadeiro do Batman é Bruce Wayne?

Segundo o portal EiNerd, quem explicou o significado do nome do personagem foi o seu próprio co-criador, Bob Kane, em sua autobiografia. Na obra, ele explica que o primeiro nome do personagem teve como inspiração o rei escocês Roberto I, mais conhecido como Roberto de Bruce, isso porque, a ideia era escolher o nome de um membro da nobreza, visto que o herói é herdeiro de família rica.

Enquanto isso, o sobrenome do personagem surgiu como uma homenagem ao oficial e estadista do exército americano Anthony Wayne, apelidado de “Mad Anthony” (Antônio Louco” em tradução livre) devido ao seu temperamento impetuoso.

Quem foram Roberto de Bruce e Anthony Wayne?

Considerado um herói em seu país natal, Roberto de Bruce passou a reinar na Escócia em 1306, deixando o trono em 1329, o ano de sua morte. Sua importância se dá, pois, ele foi responsável por liderar os escoceses durante a guerra de independência da Inglaterra. 

Avançando um pouco no tempo, novamente em um grande conflito, mas agora no século XVIII, surge Anthony Wayne, que durante a Guerra Revolucionária Americana, foi responsável por liderar tropas contra os britânicos, sendo reconhecido por sua bravura e grande capacidade estratégica.

Com o fim da guerra, Anthony Wayne continuou servindo ao exército dos Estados Unidos, se tornando figura importante para a Legião dos Estados Unidos, movimento que ratificou a constituição do país. Além disso, foi eleito deputado federal pelo estado da Geórgia, permanecendo no cargo por pouco tempo. Ele faleceu em 1791.