Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera'

Por que não existem vilões em 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera'?

Descubra o motivo pelo qual não há antagonistas maléficos em 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera'

Redação Publicado em 02/04/2023, às 12h00 - Atualizado em 06/04/2023, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mei Lee e Mirabel, protagonistas de 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera', respectivamente - Divulgação/ Disney/Pixar
Mei Lee e Mirabel, protagonistas de 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera', respectivamente - Divulgação/ Disney/Pixar

Produzidas sob o selo Disney, as animações 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera' apresentam histórias bem diferentes. A primeira é situada na Colômbia, e acompanha a trajetória de Mirabel Madrigal, uma menina sem dons em uma família extraordinária. Já a outra é ambientada em Toronto, no Canadá, durante o ano de 2002, para apresentar Mei Lee, uma garota que se transforma em um gigante panda-vermelho toda vez que fica ansiosa ou nervosa.

Ainda assim, existem grandes semelhanças relacionadas à escolha do roteiro, já que as duas tramas contam com protagonistas femininas adolescentes que devem descobrir o seu lugar no mundo ao mesmo tempo que enfrentam grandes desafios e problemas, esses, que, diferente de outras animações da Casa do Mickey, não são causados por um vilão.

Por que não existem vilões em 'Encanto' e 'Red: Crescer é uma Fera'?

Isso acontece, pois, conforme analisado pelo Screenrant, o conflito que irá fazer a trajetória das personagens progredir não será causado por antagonistas tirânicos, malvados ou egoístas, mas sim, pelas atitudes das matriarcas das famílias Madrigal e Lee, a Avó Alma e a senhora Ming, que tem suas ações questionáveis guiadas pelo mesmo sentimento: o medo.

Como visto no filme de 2021 dirigido por Byron Howard e Jared Bush, Mirabel busca entender o seu propósito e provar o seu valor, visto que é a única da família Madrigal que não possui um dom. Mas, o processo não é nada fácil, já que sua avó, Alma, a enxerga como a responsável por destruir a harmonia da família, a culpando pelas rachaduras na casita e os problemas que surgem com os dons dos demais Madrigal.

No entanto, o desacordo entre as duas personagens, é causado não porque Alma é uma pessoa má, mas sim, pois ela temia revisitar sentimentos antigos de perda, já que anos atrás, seu marido foi tirado de sua vida de forma trágica e ela foi deixada sozinha com seus trigêmeos, tendo a bênção da vela encantada como sua salvadora, visto que foi ela a responsável por conceder dons únicos aos seus filhos e netos, e permitir que eles todos tivessem um lar montanhas da Colômbia, em um vilarejo que recebe o nome de Encanto.

A mesma tentativa de evitar que acontecimentos passados retornem é vista na trama comandada pela diretora Domee Shi, em 2022, já que Ming se torna uma mãe superprotetora e autoritária na tentativa de fazer com que o relacionamento dela com Mei, não seguisse os mesmos caminhos de sua relação com Wu, a avó da garota que se transforma em um panda-vermelho sempre que fica nervosa ou ansiosa.

A motivação para isso se dá, pois, quando Ming era adolescente, ela brigou com sua mãe Wu, após a matriarca da família não apoiar o relacionamento de sua filha com o pai de Mei, Jin Lee, fazendo com que ela vivesse dias difíceis. Assim, o temor de que essa dinâmica de comportamento se repetisse, a levou a agir dessa forma, ainda que, assim como Alma, ela não percebesse o quanto isso poderia prejudicar uma das pessoas que tanto ama.