Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Por que a música "Barbie Girl" não estará no live-action da Barbie?

Descubra os motivos pelo qual o hit do grupo Aqua lançado em 1997 não fará parte da trilha sonora de Barbie

Izabela Queiroz Publicado em 30/06/2023, às 13h49 - Atualizado em 20/07/2023, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Barbie" - Divulgação/Warner Bros.
Cena de "Barbie" - Divulgação/Warner Bros.

Lançada em 9 de março de 1959, Barbie, é a boneca criada por Ruth e Elliot Handler, os co-fundadores da fábrica de brinquedos Mattel que deixou de fazer parte apenas das brincadeiras infantis ao ter sua imagem inclusas em camisetas, colecionáveis, filmes, desenhos e até mesmo músicas, sendo a mais popular entre elas "Barbie Girl", hit do quarteto dinamarquês Aqua.

A música, que foi divulgada em 1997, faz parte do álbum de estreia do grupo, “Aquarium”, que segundo o G1, teve mais de 15 milhões de cópias vendidas. Além disso, “Barbie Girl” se tornou uma das músicas mais tocadas no Brasil, ganhando inclusive uma versão em português pela voz da cantora Kelly Key, intitulada “Sou a Barbie Girl” em 2005.

Apesar da popularidade da canção, "Barbie Girl" não estará no live-action da Barbie, produção que acabou de estrear nos cinemas brasileiros, e traz Margot Robbie como a versão tradicional da boneca mais popular do mundo e Ryan Gosling como seu namorado, o boneco Ken — mas, por que isso acontece?

Seguindo a linha cronológica dos fatos, com a confirmação do filme que traria a boneca em uma versão humana, os fãs começaram a questionar se a famosa música estaria no longa, recebendo a resposta em abril de 2022, quando Ulrich Møller-Jørgensen, gerente da vocalista do Aqua, Lene Nystrøm, contou à revista Variety que a faixa não faria parte da trilha sonora utilizada na trama. Na época, a produtora do filme, a Warner Bros., não comentou a afirmação.

A escolha de não encaixar "Barbie Girl" na Barbielândia dos cinemas pode ter relação com a disputa entre Mattel e o grupo Aqua. Conforme explicado pela Variety, quando a música foi lançada, a empresa entrou com um processo contra a MCA Records (agora parte da Universal Music), que distribuiu a canção nos EUA, alegando violação de marca registrada.

A ação legal foi solicitada, pois, na época, a faixa vendeu mais de 1,4 milhão de cópias nos Estados Unidos e ocupou o topo das paradas de singles do Reino Unido por quatro semanas, levantando a preocupação da Mattel com a imagem e reputação da boneca devido à letra sugestiva da canção.

A apreensão e insatisfação da empresa pôde ser notada no arquivo do processo, onde a Mattel descreveu que a canção trazia "uma boneca Barbie promíscua cantando em um tom de flerte" e um “boneco Ken licencioso respondendo 'beije-me aqui, toque-me ali'”, além de ter ressalvas sobre o clipe, pois “O vídeo mostra o boneco Ken desmembrando a boneca Barbie puxando seu braço”.

Com isso, a MCA Records defendeu as acusações afirmando que a música era uma paródia protegida pela Primeira Emenda, além de terem entrado com seu próprio processo por difamação sobre as declarações feitas por um porta-voz da Mattel durante o processo.

Mesmo que achássemos a letra aceitável, estaríamos entrando com este processo porque a música foi publicada e distribuída sem nossa permissão e certamente sem nossa notificação”, disse o porta-voz. “Eles estão se referindo a essa música como otimista e divertida, e realmente acreditamos que a exploração ilegal da propriedade de outra empresa para o próprio ganho comercial não é otimista nem divertida. É roubo.” 

As reivindicações mútuas foram negadas pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Califórnia, que declarou que "as declarações da Mattel eram uma hipérbole não acionável" e que a música é uma paródia, "zoando dela e dos valores plásticos que ela representa". 

Ainda assim, nas redes sociais, os fãs não aceitaram por completo a decisão de não incluir a faixa no filme e insistiram na presença da canção no filme. Além deles, a própria interprete da Barbie, Margot Robbie, também enxergava a necessidade da música na trilha sonora, como revelou a atriz em entrevista a Rolling Stone (via Screenrant).

Eu estava tipo, ‘Greta, como vamos incorporar essa música? Não podemos fazer um filme da Barbie e não ter uma referência a Barbie Girl' do Aqua. Tem que estar lá’”, disse Robbie.

Logo em seguida, Magot esclareceu que Greta Gerwig, a diretora da trama, também estava disposta em incluir a canção. “E [Greta] disse: ‘Não se preocupe, vamos encontrar uma maneira legal de incorporá-lo’. E então, quando ela disse: ‘Adivinha quem vai fazer o remix da “Barbie Girl” do Aqua? Nicki Minaj e Ice Spice’, eu fiquei tipo, ‘Juntos? Você está brincando?!’ Eu soube imediatamente que todas as minhas amigas iam enlouquecer”, finalizou.

Com isso, apesar da música original não ter sido inclusa, um remix de “Barbie Girl” do Aqua foi lançado em 23 de junho, onde Nicki Minaj e Ice Spice dão voz a "Barbie World". Relembre!