Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Enrolados

Por que Enrolados é diferente do conto original? Diretor explica

Apesar de muitos filmes da Disney serem baseados nos contos dos irmão Grimms, 'Enrolados' foi a história com mais modificações; Entenda o por quê

Redação Publicado em 11/04/2023, às 16h27 - Atualizado em 17/04/2023, às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Enrolados' (2010) - Reprodução/ Disney
Cena da animação 'Enrolados' (2010) - Reprodução/ Disney

Boa parte das animações de conto de fadas produzidas pela Disney são inspiradas nas histórias dos Irmãos Grimm, e “Enrolados” não foge a regra. Contudo, a trama da Rapunzel foi a que mais teve mudanças em relação ao conto original — e existe uma razão para isso.

Por que Enrolados é diferente do conto original?

Uma das maiores alterações entre a história original e o filme da Disney, é a presença da princesa na trama. Por incrível que pareça, a personagem que dá nome ao conto não participa ativamente, ou seja, acaba sendo uma coadjuvante de sua própria aventura. Um exemplo disso é que se o príncipe criado pelos Irmãos Grimm não tivesse planejado salvar ela da torre, ela continuaria lá para sempre, enquanto na versão criada para animação, Rapunzel desejava sair da torre e até criou um plano para fugir.

Se a história de 1812 fosse fielmente adaptada, não passaria a mensagem de que as pessoas precisam ir atrás de seus sonhos. O co-diretor do longa, Byron Howard, explicou o que foi pensado sobre essa mudança no livro “Disney Princess: Beyond The Tiara” (em tradução livre, Princesas Disney: Por Trás da Tiara). Ele disse:

Queríamos te certeza de que ela era tão forte quanto Flynn Rider. Queríamos ter certeza de que ela tivesse uma jornada de autoconsciência. E foi muito importante para nós que, fundamentalmente, ela mesma escolhesse sair daquela torre... A diferença mais importante em nossa Rapunzel é que não queríamos que ela fosse uma participante passiva em sua própria vida. Precisávamos dar um bom exemplo para os jovens no mundo moderno. Ela precisava dirigir sua própria história.”

Essa alteração faz com que a Rapunzel da Disney seja uma personagem mais completa do que a princesa dos Irmãos Grimm. Inclusive, a protagonista é o fator principal para o sucesso que o filme tem até os dias de hoje. Ela possui uma personalidade forte e é divertida, o que cativa o público. 

Leia a seguir a sinopse oficial de "Enrolados" que está disponível no Disney+

O bandido mais procurado do reino, Flynn Rider, se esconde em uma torre e acaba prisioneiro de Rapunzel, residente de longa data do local. Dona de cabelos dourados e mágicos com 21 metros de comprimento, ela está trancada há anos e deseja desesperadamente a liberdade. A adolescente determinada faz um acordo com o rapaz, e, juntos, partem para uma aventura emocionante".

Relembre o trailer da animação abaixo!