Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / DreamWorks

Os filmes da DreamWorks estão conectados?

Entenda a Teoria DreamWorks que interliga os acontecimentos das principais animações do estúdio

Izabela Queiroz Publicado em 02/03/2023, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens das animações da DreamWorks - Reprodução/ DreamWorks
Imagens das animações da DreamWorks - Reprodução/ DreamWorks

Após a chegada de ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’ (2022), a DreamWorks conta em seu vasto catálogo de animações 43 filmes, onde grande parte deles apresentam histórias únicas e que não se conectam entre si — pelo menos é o que a maioria das pessoas podem acreditar ao acompanharem os lançamento do estúdio ao longo dos anos.

No entanto, muito além das sequências, os longas-metragens da empresa que foi fundada por Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen em 1994 e ganhou sua divisão de animação quatro anos depois, podem fazer parte de uma única linha temporal, onde, todos os filmes formam uma grande e única história.

Essa é a teoria criada pelo Youtuber Thiago Augusto da Costa Ferreira, mais conhecido pelo nome Imaginago, e apresentada ao público em janeiro de 2019 através de um vídeo, onde ele analisou os filmes lançados pelo estúdio, e, assim como o jornalista norte-americano Jon Negroni que criou a teoria Pixar, também chegou à conclusão de que os acontecimentos da maioria das animações se conectam.

Para elencar os fatos, Imaginago removeu os filmes bíblicos do estúdio, como' José: O Rei dos Sonhos’ e ‘O Príncipe do Egito’, pois estes pertencem à um universo único, além de ter deixado alguns outro títulos do estúdio de fora, já que não existem elementos que possam enriquecer a ideia de que tudo se passa na mesma linha temporal.

Ainda, explicou que o universo da DreamWorks possui magia como parte natural de sua existência, e que, caso haja uma origem para a magia, esta não será explicada na teoria, pois não há indícios em nenhum dos filmes lançados até então do porque há elementos mágicos nas histórias.

A teoria

Tudo começa com ‘Os Croods’ (2013), onde de acordo com a tese levantada, além dos humanos estarem desenvolvendo inteligência, os animais também estão passando pelo mesmo processo. Ainda neste filme há também um medo geral entre as famílias pré-históricas pelas criaturas daquele mundo.

Medo esse que se perpetua durante os anos e faz com que a humanidade comece a buscar formas de estar sob o domínio da situação, resultando na captura desses animais, como comprova ‘Shrek’ (2001), o segundo filme da teoria, que mostra que ser uma criatura ou animal mágico é um crime.

Depois disso, surge ‘Como treinar o seu Dragão’ (2010), que mostra que os seres mágicos ainda são perseguidos e segue assim até que Soluço descobre que essas criaturas não são uma ameaça, fazendo com que as pessoas comecem a fazer as pazes não só com os dragões, mas também com os demais animais que ali circulavam.

No entanto, Imaginago defende que apesar dos seres mágicos não serem mais objetos de caça, eles não tiveram oportunidades para serem incluídos na sociedade, o que fez com que eles ficassem cada vez mais reclusos até que entrassem em extinção, fazendo com que as últimas aparições dos seres que possuem magia surgissem em apenas mais dois filmes, sendo o primeiro deles, ‘Sinbad - A Lenda dos Sete Mares’ (2013) com a presença de, Erís, a Deusa do caos, que deixou a terra após ter seus planos arruinados, mas com a promessa de levar problemas para outros cantos do universo.

Logo após, a linha cronológica do Youtuber inclui ‘A Origem dos Guardiões’ (2012), filme que surge para defender a ideia de que o desaparecimento dos seres mágicos fez com que eles se tornassem apenas lendas para os seres humanos, mas que nem todos eles morreram, apenas não vivem mais em locais que os possam colocar sob os olhares das pessoas na terra.

Os eventos a partir de então terão a mãozinha de Eris, visto que a divindade usou seus poderes para destruir outros planetas, fazendo com que os sobreviventes procurassem um novo abrigo: a Terra, gerando a história de ‘Megamente’ (2010), onde os pais do ser azul o enviaram à Terra.

A raça do Megamente possuía uma força de energia chamada Quantonium, que após ter tido seu lar destruído, acabou se tornando destroços, sendo que um desses formou o asteroide que caiu na Terra e transformou Susan Murphy em uma gigante em ‘Monstros Vs. Alienígenas’ (2009).

Vale lembrar que a chegada dos extraterrestres, causou conflitos que podem ser vistos nos dois filmes anteriores e também em ‘Cada um na sua Casa’ (2015), onde os aliens ficaram muitos anos escondidos para evitar guerras e brigas, filme que assim como os outros, mostram que o convívio entre seres de diferentes planetas se tornou possível, mesmo que com o passar dos anos, o clima da terra não pode permitir que eles permanecessem vivos por muito tempo, fazendo com que entrassem em extinção.

Com o plano frustrado, Eris planeja seu novo ataque visto em ‘FormiguinhaZ’ (1998) onde ela implanta a ideia de que os animais podem ser livres e merecem ser, além do que, os humanos são uma ameaça, fazendo com que Z fosse o primeiro ser e iniciar a ‘revolução dos bichos’ que pode ser vista em expansão em ‘Madagascar’ (2005) e ‘A Fuga das Galinhas’ (200), e fixada de vez em ‘Os Sem Floresta’ (2006), animação em que os animais vão contra as regras humanas para obterem sua liberdade.

Em ‘Turbo’ (2013), os animais já passaram por tudo isso, e agora começam a integrar práticas humanas em seu dia a dia, como é o caso do esporte. Além disso, logo começam a aprender a se comunicar com os seus então inimigos, como pode ser visto em ‘Bee Movie - A História de uma Abelha’ (2007), filme que também mostra a fixação do tratado de paz entre as pessoas e os bichos.

A partir de então, os animais ganham os mesmos direitos que os humanos e já podem circular tranquilamente conforme apresentado em ‘As Aventuras de Peabody & Sherman’ (2014), ainda que existissem preconceito entre as espécies, — algo que pode ter gerado o extremismo visto em ‘Os Pinguins de Madagascar’ (2014), onde os bichos queriam aniquilar a existência humana, desejo que com o tempo acaba sendo concretizado, fazendo com que a terra passasse a ser ocupada apenas pelos animais.

Assim surge ‘Kung Fu Panda’ (2008), filme em que os bichos dominam a terra e possuem suas próprias culturas, deixando inclusive a tecnologia de lado, a fim de preservar o meio ambiente. Em contrapartida, ‘O Espanta Tubarões’ (2004) mostra que os seres marinhos seguiram o caminho contrário, utilizando e aprimorando as diversas tecnologias, tudo isso sem saber que são apenas peças do terrível plano de Eris. Assista a teoria completa!