Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O mundo de 'Avatar' surgiu através de um sonho? James Cameron revela os detalhes

Em entrevista, o diretor da franquia 'Avatar' conta como criou Pandora e toda a história dos Na'Vi

Redação Publicado em 18/12/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/20th Century Studios
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/20th Century Studios

Filme dos sonhos? Em entrevista a GQ, o cineasta James Cameron revelou que a franquia ‘Avatar’ se tornou possível após um sonho. De acordo com o diretor, o complexo mundo de Pandora, incluindo os seus detalhes de sua vegetação, surgiram enquanto ele dormia.

Acordei após sonhar com esse tipo de floresta bioluminescente, com essas árvores que parecem lâmpadas de fibra ótica e um rio que emitia partículas bioluminescentes e uma espécie de musgo roxo no chão que se iluminava quando você caminhava sobre ele.”

Além disso, Cameron conta como as criaturas desse planeta alienígena surgiram. "Esses tipos de lagartos que não pareciam muito com um até decolarem, e então, eles se transformaram em ventiladores giratórios, como frisbees vivos. E eles desceram e pousaram em alguma coisa. Foi tudo no sonho”.

O cineasta revela ainda que ter registrado o seu sonho, o ajudou a vencer diversas acusações de plágio durante os anos. "Acordei super animado e desenhei mesmo. Então, eu realmente tenho um desenho e isso nos salvou de cerca de 10 ações judiciais."

Em qualquer filme de sucesso, sempre há uma aberração com papel alumínio sob a peruca que pensa que você tirou a ideia da cabeça deles. E descobriu-se que havia dez ou 11 deles. E então apontei para este desenho que fiz quando tinha 19 anos, quando estava indo para o Fullerton Junior College, e todo mundo foi embora”, explicou.

A franquia chegou aos cinemas em 2009 apresentando os Na’Vi e os problemas da população de Pandora. Sua primeira continuação estreará 13 anos depois da estreia de ‘Avatar’, enquanto as demais estão previstas para entrar em cartaz em 2024, 2026 e 2028.

Dirigido por James Cameron, e estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet, “Avatar: O Caminho da Água”, chega aos cinemas treze anos depois do lançamento do primeiro filme da franquia.