Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O idol de k-pop que já debutou 8 vezes, mas nunca saiu de seu grupo oficial

Descubra quem é o idol que tem um dos maiores números de debuts da história do k-pop

Izabela Queiroz Publicado em 21/09/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eunhyuk em Concept Photo para o álbum 'The Road: Keep on Going' - Divulgação/ SM Entertainment
Eunhyuk em Concept Photo para o álbum 'The Road: Keep on Going' - Divulgação/ SM Entertainment

No dicionário k-popper, quando dizem que um idol debutou, significa que ele realizou sua estreia na indústria da música coreana ao divulgar oficialmente o seu primeiro trabalho, seja ela lançado como membro de um grupo ou através da carreira como artista solo. — Mas, sabia que um idol já debutou 8 vezes sem sair do seu grupo oficial?

Isso acontece, pois, quando um artista passa a integrar uma sub-unit do grupo ou agência das quais já pertence, o primeiro lançamento dessa unit marcará o debut daqueles membros na nova formação. O mesmo acontece quando ele lança seu primeiro single ou álbum solo, onde a divulgação desse produto, marcará sua estreia como um solista.

QUEM É ELE?

Eunhyuk
Eunhyuk em Concept Photo para o álbum 'The Road: Keep on Going'. /Crédito: Divulgação/ SM Entertainment

Dessa forma, o artista em questão é Eunhyuk, do Super Junior, que além de realizar seu aguardado debut em 2005, como membro do grupo (então chamado de Super Junior 05), acabou fazendo mais quatro estreias ao ser incluso em novas sub-units do grupo. São elas:

Super Junior-T — Estreando em 2007, a sub-unit que também recebe o nome de Super Junior-Trot, conquistou um feito histórico: contando com Eunhyuk, Leeteuk, Heechul, Shindong e Sungmin em sua formação, eles se tornaram o primeiro grupo de idols a lançar músicas no estilo trote, que é a forma mais antiga de música popular coreana.

Super Junior-H — Em 2008, ele estreou como membro da Super Junior-H, ou Super Junior-Happy. Ao lado de Leeteuk, Yesung, Kangin, Shindong e Sungmino, o debut foi realizado com lançamento de seu primeiro mini-álbum, “Cooking? Cooking!”.

Super Junior-M — Também conhecida como Super Junior-Mandarin, esta é a sub-unit chinesa do grupo masculino, que fez sua estreia oficial em 8 de abril de 2008. Além de Eunhyuk, a formação atual conta com mais seis membros: Sungmin, Siwon, Zhoumi Donghae, Ryeowook e Kyuhyun.

Super Junior-D&E— O duo composto por Eunhyuk e Donghae, fez sua estreia em 16 de dezembro de 2011, com o lançamento do single digital “Oppa Oppa”. Relembre!

Além disso, Eunhyuk também debutou em duas sub-units da SM Entertainment, empresa que cuidava da carreira do idol. A primeira delas foi a YOUNIQUE Unit, que surgiu em 2012 por meio de uma parceria entre a SM Town e a Hyundai PYL (Premium Younique Lifestyle). 

O grupo de dança é formado Kai, Luhan (membros do EXO), Eunhyuk, Henry (membros do Super Junior), Taemin (integrante do SHINee) e Hyoyeon (integrante do Girls' Generation), tendo sua estreia oficial com o lançamento da faixa"Maxstep", que foi inclusa no single álbum especial “PYL Younique Album Vol.1”, que traz mais duas músicas:"Lookin", da solista BoA e "My Lifestyle" de Jessica Jung.

No mesmo ano, Eunhyuk também se tornou membro da unidade SM The Performance, que estreou em 2012, tendo como membros Donghae, do Super Junior, U-Know, do TVXQ!, Taemin e Minho do SHINEE, e Kai e Lay do EXO, na sua primeira formação.

Por fim, a oitava estreia do idol se deu com o seu primeiro lançamento solo. Isso aconteceu em 2021, quando ele lançou seu primeiro single digital, “Be”, que ganhou, inclusive, um MV. Relembre!