Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Sansão

Não era azul: Qual é a cor original do Sansão?

Conheça a cor original de Sansão, o melhor amigo de Mônica

Daniela Bazi Publicado em 01/08/2022, às 17h14 - Atualizado em 21/03/2023, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Mônica e Sansão - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Imagem promocional de Mônica e Sansão - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Desde a estreia de Mônica nos quadrinhos criados por Mauricio de Sousa há exatos 60 anos, é completamente impossível pensar na personagem sem lembrar de Sansão, seu inseparável coelho de pelúcia azul — que nem sempre foi azul. Mas, você sabe como surgiu esse icônico brinquedo?

Conforme revelado pelo próprio Mauricio, Sansão surgiu junto com a Mônica, bem no início da turma, quando ainda existiam apenas meninos. “Faltavam personagens femininas em minha turminha. Cebolinha, Franjinha e Titi eram baseados em amigos de minha infância”, afirma o criador.

“Aí, vi a Mônica brincando com seu coelhinho, a Magali comendo melancia e a Mariângela quietinha e meiga, que depois virou a Maria Cebolinha. Portanto, já criei a Mônica com seu coelho, que era amarelo e não azul como nos quadrinhos. Depois, ele nunca mais a abandonou", finaliza o criador.

Através de sua página oficial no Twitter, o quadrinista compartilhou no ano de 2020 uma imagem onde podemos conferir sua filha, Mônica Sousa, com o Sansão verdadeiro, ao lado dos primeiros esboços dos clássicos personagens. O surpreendente é que, diferente do que muitos imaginavam, o querido coelho nem sempre foi azul como estamos acostumados. Durante os primeiros rabiscos, Sansão era, na verdade, amarelo! Confira a publicação:

Mas a criação do coelho de pelúcia conta com outro fato que pode ser ainda mais curioso do que muitos podem imaginar. Conforme repercutido pela revista Veja São Paulo, o nome do brinquedo não surgiu apenas da mente criativa de Mauricio. Ele foi escolhido com ajuda dos fãs da Turma da Mônica, que participaram através de um concurso realizado nas revistinhas da turma, no ano de 1983. Incrível, né?