Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encanto

A música de 'Encanto' que teria revelado o verdadeiro dom de Mirabel

Descubra a teoria que afirma que há uma canção que confirma que personagem de 'Encanto' tinha sim um dom

Izabela Queiroz Publicado em 15/03/2023, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mirabel em 'Encanto' - Reprodução/Disney
Mirabel em 'Encanto' - Reprodução/Disney

Lançada em 2021, ‘Encanto’ chegou aos cinemas para apresentar os Madrigal, uma família extraordinária que após uma triste perda, foi abençoada com uma misteriosa vela mágica responsável por conceder dons únicos a cada um deles, permitindo que se reeguessem após a tragédia, e além de tudo, ajudassem a todos aqueles que moravam no vilarejo ao seu redor, vivendo em total harmonia.

Ainda assim, para que as habilidades fossem concedidas, foi necessário que cada um dos membros da família Madrigal passasse por uma cerimônia de iniciação, onde, ganham um novo quarto na casita, e ao girar a maçaneta da porta, eles descobririam qual seria o seu sonhado dom, algo que aconteceu primeiro com os filhos de Abuela Alma, onde Pepa recebeu a habilidade de controlar o clima, Bruno o poder de ver o futuro e Julieta o dom de curar pessoas com comida.

Logo após, os netos da guardiã da vela passaram pelo mesmo feito, o que fez com que Dolores recebesse uma super audição, Camilo pudesse se transformar em qualquer pessoa que quisesse, Antônio tenha a habilidade de falar com os animais, Isabela o doce dom de criar flores, e por fim, Luisa, que recebeu a capacidade de levantar qualquer coisa com sua super força. 

No entanto, há uma integrante da família que não recebeu nenhum dom: Mirabel. A menina de cabelos cacheados que usa redondos óculos de grau, girou a maçaneta em seu ritual de inicialização ainda criança, mas ao abrir a porta, nada havia lá. O momento ficou guardado para sempre no coração de Mirabel, a fazendo tentar se mostrar útil para sua super família sempre que podia, ainda que seus esforços sempre terminassem em desacordos com a matriarca dos Madrigal, a Abuela Alma.

Apesar de não possuir poderes mágicos, Mirabel prova que é especial e que há um propósito muito maior para se preocupar ao se tornar a responsável não só por salvar a magia de Encanto, mas também, por manter a família unida quando a casita começa a desmoronar e todos passam a se sentirem sobrecarregados por seus dons.

Mas, será que ela realmente não tinha nenhum dom?

O filme não deixa explícito o porquê Mirabel não possui um dom, mas isso não impede que os fãs criem teorias. Uma delas surgiu no Reddit, e afirma que a música do início de ‘Encanto’ deixa subentendido qual é o grande poder da personagem.

Isso porque, na canção “A Família Madrigal”, Mirabel apresenta seus tios e tias, seus primos e primas, assim como seus pais e suas duas irmãs: Isabela e Luisa, às quais possuem o dom da força e de criar flores, respectivamente, dons que fazem Mirabel afirmar na versão em inglês da música: “The beauty and the brawn do no wrong" (A beleza e a força não fazem mal, na tradução livre). Relembre!

Com isso, a teoria afirma que a única coisa que falta nessa afirmação para deixar o trio completo são os "cérebros" — e é esse o dom de Mirabel. A garota já tinha a inteligência necessária para assumir o cargo de líder da família depois de Abuela Alma, assim, não era preciso que ela tivesse um novo dom concedido.

Da mesma forma, em dezembro de 2021, em entrevista ao portal Polygon, Jared Bush, diretor do filme, confirmou que Mirabel realmente não possui um dom, justificando que o foco da produção não são os poderes da família. 

Eu acho que há muitos motivos para se identificar com Mirabel sobre ser deixada de fora ou se sentir que é menos que os outros. No lugar de colocar alguma razão mágica, eu acho que fica claro que ela é quem precisa ser por uma boa razão”, revelou. “Essa jovem não recebeu a mesma oportunidade que a família extraordinária dela. A empatia está com ela desde o começo. Eu amo o motivo que não há uma explicação para falta de poderes”.