Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Rapunzel

A mulher que já foi a 'Rapunzel da vida real'

Conheça a história de Zahab Khan, a mulher que foi considerada a 'Rapunzel da vida real'

Redação Publicado em 16/08/2023, às 18h47 - Atualizado em 03/11/2023, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zahab Khan, a "Rapunzel da vida real" - Reprodução/Instagram/zahabkamalkhan e Reprodução/Disney
Zahab Khan, a "Rapunzel da vida real" - Reprodução/Instagram/zahabkamalkhan e Reprodução/Disney

Nos últimos meses, rumores passaram a se espalhar pela internet afirmando que a Disney estaria planejando o lançamento de um live-action inspirado em “Enrolados”. A informação surgiu após o portal The DisInsider compartilhar que o projeto, que já havia sido anunciado antes, ainda não foi engavetado pelo estúdio.

Com isso, os fãs passaram a cogitar inúmeros nomes que poderiam ser perfeitos para dar vida à Rapunzel, protagonista da trama. Entre as atrizes citadas, temos Florence Pugh (Viúva Negra), Amanda Seyfried (Mamma Mia!), Dove Cameron (Descendentes), Maitreyi Ramakrishnan (Eu Nunca...), Sabrina Carpenter (Garota Conhece o Mundo).

No entanto, algo que nem muitos lembram é que, no ano de 2021, a mulher conhecida como a “Rapunzel da vida real” se tornou manchete dos jornais ao realizar um nobre ato.

Rapunzel da vida real

A paquistanesa Zahab Khan, jogadora de squash profissional pela seleção do Paquistão, mas que vive nos Estados Unidos, passou 18 anos sem cortar o cabelo, e conseguiu com que suas madeixas alcançassem os 190cm de comprimento — graças a isso, ela também passou a ser orgulhosamente conhecida como a “atleta de cabelo mais comprido”, conforme repercutido pela revista Crescer.

Em agosto de 2021, com 31 anos, Zahab realizou seu primeiro corte após quase duas décadas, com uma causa incrível por trás. A jogadora doou 155cm de cabelo para a instituição Children With Hair Loss, que desenvolve perucas de cabelo humano gratuito para crianças que sofrem com queda de cabelo devido a causas médicas.

Com seu ato, Khan entrou para o livro dos recordes como a pessoa que maior cabelo doado do mundo. Antes disso, a atleta também já havia quebrado outro recorde: o de mais grampos de cabelo na cabeça, somando um total de 1.100 unidades.

Após conferir pela primeira vez em 18 anos suas madeixas acima de seu ombro, Zahab disse ao Guinnes World Records:

"No começo, era inacreditável porque eu estava acostumada a carregar cabelos compridos, mas, aos poucos, meus hábitos mudaram e me sinto bem com meu cabelo curto também. É um novo visual para mim".

Hoje, além de atleta e treinadora de squash, Zahab Neha também é empresária e influenciadora digital, sendo a cofundadora da Fundação Zahab Neha, responsável por ajudar mulheres paquistanesas pouco favorecidas a ter acesso ao estudo e esportes.