Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Piu-piu

Looney Tunes: Piu-piu é macho ou fêmea?

Descubra a resposta para uma das principais dúvidas sobre o adorável passarinho amarelo conhecido como Piu-Piu

Redação Publicado em 24/04/2023, às 18h26 - Atualizado em 02/05/2023, às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piu-Piu em 'Baby Looney Tunes' - Reprodução/ Warner Bros.
Piu-Piu em 'Baby Looney Tunes' - Reprodução/ Warner Bros.

Piu-piu é um passarinho fofo e amarelo que está sempre na mira de Frajola, o inquieto gato preto e branco que está sempre em busca por um lanchinho fresco. Ambos são alguns dos amados personagens que integram a série de animação 'Looney Tunes', produzida pela Warner Bros. entre 1930 e 1969, ao lado de Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Papa-Léguas, Coyote e muitos outros.

Apesar do adorável pássaro ter ganhado vida nas telas há mais de 80 anos, visto que foi criado na década de 1940 por Bob Clampett, é possível que uma das grandes dúvidas que permeiam a existência do personagem possa permanecer na cabeça dos amantes do passarinho até os dias de hoje: afinal, Piu-Piu é macho ou é fêmea?

A questão ganhou resposta através de uma matéria publicada pelo portal Legião dos Heróis, que apurou que o nome real do personagem revela a solução para o grande mistério, já que, Piu-Piu é apenas o apelido de Orson, passarinho macho que marcou presença nas telinhas pela primeira vez no curta ‘A Tale of Two Kitties´ (A História de Dois Gatos, em tradução livre) lançado no ano de 1942.

A Tale of Two Kitties
A Tale of Two Kitties / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

Chamado de Tweety bird no idioma original do desenho, Piu-Piu surge em suas primeiras aparições, muito diferente de como o conhecemos agora, já que seu design não trazia seu notável olhar azul vibrante, assim como ele não possuía sequer uma pena em seu corpo. Ele aparece do mesmo modo nos curtas 'Birdy and the Beast' (1944) & 'A Gruesome Twosome' (1945).

O visual de Piu-Piu muda, quando, em 1945, Bob Clampett, deixa a Warner Bros. A partir de então, o animador Friz Freleng pôde redesenhar o personagem, fornecendo as características físicas conhecidas hoje: penas amarelas por todo o corpo e grandes e delicados olhos claros.