Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Jogos Vorazes

Jogos Vorazes: Quais são as características de cada distrito?

Com doze distritos comandados ditatorialmente pela Capital e um distrito independente, descubra as características de cada distrito de Jogos Vorazes

Redação Publicado em 27/01/2024, às 14h00 - Atualizado em 01/02/2024, às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Jogos Vorazes' (2012) - Reprodução/Lionsgate
Cena do filme 'Jogos Vorazes' (2012) - Reprodução/Lionsgate

Na franquia de “Jogos Vorazes”, todos os acontecimentos lidos nos livros de Suzanne Collins, e apresentados nas adaptações cinematográficas acontecem em um único lugar: Panem! O país fictício conta com 12 distritos comandados ditatorialmente pela Capital e um distrito independente, ainda assim, todos eles são responsáveis por produzir algum elemento que garanta o funcionamento de sua terra natal.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo as características de cada distrito, a fim de entender quais são os papeis que eles desenvolvem em Panem. Confira!

Distrito 13

Distrito 13
Cena de "Jogos Vorazes - A Esperança parte 1" /Crédito: Reprodução/Lionsgate

Entre os distritos, há a crença de que o Distrito 13 havia sido destruído pela Capital durante a Primeira Revolta. No entanto, o que realmente aconteceu foi um acordo, já que, além da mineração de grafite, eles eram responsáveis pela tecnologia nuclear de Panem. Sendo assim, a capital tinha medo de ser derrotada por eles durante a rebelião, já que o poderio bélico do distrito era superior ao da Capital.

Dessa forma, todos os habitantes do Distrito 13 passam a viver nas instalações subterrâneas do local, agindo nas sombras como uma nação independente até ressurgirem como figuras importantes para a última rebelião.

Distrito 12

Distrito 12
Rachel Zegler como Lucy Gray em 'A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes' /Crédito: Reprodução/Lionsgate

Casa de Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), de “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, e  Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) da quadrilogia original, o Distrito 12, conhecido pela mineração de carvão do país, é o menor e mais pobre distrito de Panem.

O distrito foi bombardeado após os acontecimentos de “Jogos Vorazes - Em Chamas”, fazendo com que a maioria dos habitantes locais morressem. Ainda assim, após a última revolta, a mina de carvão foi fechada e o distrito começou a produzir medicamentos. 

Distrito 11

Distrito 11
Cena de "Jogos Vorazes - Em Chamas" /Crédito: Reprodução/Lionsgate

O Distrito 11 era o lar de Rue, garotinha assassinada no 74º Jogos Vorazes, que salvou a vida de Katniss no primeiro título da franquia. O lugar também era um dos mais pobres de Panem, assim como era responsável pela agricultura do país, já que as terras eram cobertas por pomares, campos de cultivo e fazendas de gado. 

Distrito 10

A indústria pecuária de Panem era sediada no Distrito 10. Toda a carne do país vinha deste local, já que eles criavam os animais que serviriam de proteína para os habitantes.

Distrito 9

O Distrito 9 produz grãos. Não há muitos detalhes sobre o lugar, mas sabe-se que Sheaf e Panlo são os tributos que competira no 10º Jogos Vorazes.

Distrito 8

A indústria têxtil ficava a cargo do Distrito 8. Eles tinham diversas fábricas para transformar fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, tendo como um de seus trabalhos, confeccionar os uniformes dos Pacificadores. 

Distrito 7

Distrito 7
Johanna Mason /Crédito: Reprodução/Lionsgate

Johanna Mason (Jena Malone) foi responsável por representar o Distrito 7 no cruel massacre quartenário. Na ocasião, ela empunhava a arma que simboliza o local: um machado, já que o Distrito 7 abastecia Panem com madeira, visto que a cidade era cercada por árvores.

Distrito 6

A indústria que representava o Distrito 6 era o transporte. Eles representavam o centro da rede de transporte de toda a Panem. 

Distrito 5

O Distrito 5 cuidava da energia elétrica de Panem, tendo como um de seus destaques a barragem hidrelétrica que se tornou alvo dos rebeldes em “A Esperança”, visto que o grupo desejava cortar a energia da Capital.

Distrito 4

Finnick Odair
Finnick Odair (Sam Claflin)/Crédito: Reprodução/Lionsgate

A pesca era trabalho do Distrito 4. Era um distrito abastado, com cidadãos ricos e tributos de destaque nos Jogos Vorazes (também conhecidos como carreiristas), sendo um desses exemplos, Finnick Odair (Sam Claflin), concorrente apresentado no massacre quartenário como aliado de Katniss.

Distrito 3

Beetee do Distrito 3
Beetee do Distrito 3 /Crédito: Reprodução/Lionsgate

A tecnologia de Panem era desenvolvida no Distrito 3, local que criava os equipamentos eletrônicos do país, como televisores, computadores e outros, e abrigava mentes como as de Beetee (Jeffrey Wright), tributo visto no 75º Jogos Vorazes.

Distrito 2

O Distrito 2 foi um dos maiores de Panem, além de ser lar da classe alta, tendo assim, boa relação com a Capital. Eles eram conhecidos por sua alvenaria e fabricação de armas, além de ter servido como local de treinamento dos Pacificadores.

Distrito 1

Os itens de luxo da Capital vinham todos do Distrito 1, já que eles eram conhecidos pela habilidade artesanal.

Assim como os distritos 2 e 4, o Distrito 1 abrigava alguns dos cidadãos mais ricos de Panem, e era lar de grandes Carreiristas, ou seja, dos tributos que se tornaram guerreiros de elite, já que esses treinaram durante anos antes de competir nos Jogos Vorazes, usando a riqueza e status que possuíam para ganhar destaque na competição, e muitas das vezes, vencê-la.