Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Jogos Vorazes

Jogos Vorazes: Veja o que aconteceu com o Distrito 13

Descubra qual é a história do Distrito 13, lugar de Panem que é apresentado ao público em “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1”

Redação Publicado em 28/11/2023, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alma Coin, presidente do Distrito 13 da franquia Jogos Vorazes - Reprodução/Lionsgate
Alma Coin, presidente do Distrito 13 da franquia Jogos Vorazes - Reprodução/Lionsgate

Nos dois primeiros filmes da franquia “Jogos Vorazes” nos cinemas, toda a narrativa é situada nos acontecimentos que envolvem a Capital e os 12 distritos de Panem, país governado pelo tirânico presidente Snow. Sendo assim, uma das grandes surpresas de “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” foi descobrir que o Distrito 13 ainda existia.

A HISTÓRIA DO DISTRITO 13

Seja pela pesca, energia ou produção de madeira, cada distrito de Panem é responsável pelo desenvolvimento de uma área específica da economia e desenvolvimento do país. Dessa forma, o Distrito 13 tinha a responsabilidade de realizar a mineração de grafite, assim como o desenvolvimento da ciência nuclear e tecnologia, que eram usadas para a produção de armas, veículos e equipamentos tecnologicamente avançados, que serviam para manter o poderio do Capital.

Ainda assim, quando a primeira rebelião foi instaurada, o Distrito 13 parou de fornecer equipamento bélico para a Capital. Com isso, como afirma o portal Screenrant, surgiu a preocupação entre os membros da Capital em perder a guerra, já que, o Distrito 13 tinha concentrado um grande poder em armas nucleares que, se usado contra eles, poderia facilmente derrotá-los.

Como medida, a Capital firmou um tratado de paz com o Distrito 13. O acordo defendia que o Distrito 13 não mais iria mais apoiar a rebelião e em troca, poderiam ser considerados um estado independente — e assim foi por mais de 70 anos!

Para manter o segredo do acordo, os cidadãos do Distrito 13 passaram a viver em bunkers subterrâneos e a Capital espalhou em toda a Panem que o Distrito 13 havia sido destruído durante o conflito. Sem o apoio do Distrito 13, os demais distritos começaram a enfraquecer, resultando na vitória da Capital.

Após vencer, a Capital implementou os Jogos Vorazes, onde há era realizado um sorteio anual de um menino e menina entre 12 e 18 anos de cada um dos 12 distritos, que seriam preparados e enviados para uma arena controlada para lutar entre si até a morte, restando apenas um sobrevivente. O Distrito 13 não participou de nenhuma das edições da competição.

Ainda assim, após a terceira edição do Massacre Quartenário (edição especial dos Jogos Vorazes realizada há cada 25 anos), foi revelado que o Distrito 13 não havia desaparecido e muito menos tinha deixado para lá o conflito que se estendia por tantos anos, já eles se preparavam há anos para tirar o poder da Capital.

Isso porque, liderados pela presidente Coin, eles aprimoraram seu poder bélico durante os anos que viveram sob o solo, além de se prepararem física e mentalmente para a rebelião, já que agiam como um verdadeiro esquadrão de batalha, com treinamentos, horários regrados e uso de fardas.

Com isso, eles se tornaram peça fundamental para o fim dos Jogos Vorazes, já que apoiaram a segunda revolução ao resgatar Katniss Everdeen do 75º Jogos Vorazes, além de terem resgatado membros do Distrito 12 que sobreviveram ao ataque fatal da Capital, visto que sob as ordens do presidente Snow, o lugar foi deixado em escombros.

Ainda que de início as ações do Distrito 13 parecessem redimir sua omissão à violência da Capital contra os doze distritos nos últimos 75 anos, quando a Capital é derrotada, o real intuito da presidente Coin em apoiar a revolução é revelado, já que ela propõe que seja realizada mais uma edição dos Jogos Vorazes, deixando Katniss sem outra escolha, a não ser, dar o último golpe da revolta e matá-la.