Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Kang, o Conquistador

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: Quem é Kang, o Conquistador?

Descubra quais as habilidades, como surgiu e do que Kang, o Conquistador é capaz

Redação Publicado em 16/02/2023, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kang, o Conquistador - Divulgação/ Marvel
Kang, o Conquistador - Divulgação/ Marvel

Nesta quinta-feira, 16, chega aos cinemas ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, filme que leva Scott Lang (Paul Rudd) de volta ao Reino Quântico, mas dessa vez ao lado de sua filha, Cassie Lang (Kathryn Newton), sua namorada, Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), além de Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Hank Pym (Michael Douglas).

Além disso, a trama que é responsável por dar o pontapé inicial da fase 5 do MCU apresenta também uma nova versão do vilão que deve causar uma ameaça ainda maior que Thanos: Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), antagonista que deve causar os acontecimentos principais dos futuros filmes "Vingadores: Dinastia Kang" e "Vingadores: Guerras Secretas".

Quem é Kang?

Kang
Capas da HQ 'Dinastia Kang'. /Crédito: Reprodução/ Marvel Comics

Surgindo pela primeira vez em setembro de 1964, na revista Vingadores #8, Kang, o Conquistador é um viajante do tempo que tenta dominar o mundo utilizando violência e tecnologia em todas suas linhas temporais existentes. Além disso, Kang é amplamente conhecido nos quadrinhos por seus embates com os Vingadores e o Quarteto Fantástico.

O personagem possui diversas identidades, visto que uma nova versão de Kang é criada para cada vez que ele viaja no tempo, fazendo com que, inclusive, muitos de seus clones não se dêem bem uns com os outros. Há também o Conselho dos Kangs, grupo que é responsável por unir algumas das representações do personagem no Multiverso Marvel.

Ainda que tenham diversos, a identidade original de Kang é a de Nathaniel Richards que surgiu no século 30 em uma versão alternativa da terra, conhecida como Terra-6311. Nessa realidade, a terra sofreu com séculos de guerra até a chegada de Nathaniel Richards da Terra-616 (onde as histórias principais do Multiverso da Marvel se passam), pai de Reed Richards do Quarteto Fantástico, que usou conhecimento científico para conseguir estabelecer a paz na Terra-6311.

No entanto, Nathaniel da Terra-6311 acaba se cansando de sua realidade, e ao descobrir a tecnologia que o permite viajar no tempo parte em direção ao seu primeiro destino: o Egito Antigo. Ao chegar no local, ele acaba sendo confundido com uma espécie de divindade, visto que aquele povo nunca havia presenciado tal tecnologia, fazendo com que Nathaniel enxergasse sua primeira oportunidade de ascensão, tomando o trono como faraó do Egito, reinventando-se como o faraó Rama-Tut.

Nessa realidade, o Quarteto Fantástico aparece e envia Nathaniel para o futuro na tentativa de realinhar a linha do tempo, já que, um ano antes, Rama-Tut havia sido derrotado. No entanto, Nathaniel acaba se encontrando com o Doutor Destino e usando a tecnologia do novo aliado, ele se transporta para o século 40, onde, usando arsenal e inteligência superiores a da época, consegue conquistar aquela realidade, fazendo nascer Kang, o Conquistador.

Variantes

Uma das variantes de maior destaque de Kang é Immortus, a versão mais antiga do vilão que muitas vezes entrou em conflito com o Quarteto Fantástico e os Vingadores. Immortus se tornou um dos Guardiões do Tempo, um dos últimos seres que permaneceram vivos em sua linha temporal e o responsável por manter preservar as linhas do tempo ao invés de conquistá-las — mesmo que eventualmente ele se torne um vilão.

Há também a variante intitulada Garoto de Ferro, onde Kang se torna um herói de armadura que se inspirou em Tony Stark. Aqui, a versão mais jovem do vilão acaba viajando no tempo a fim de alertar os Vingadores de quem ele acaba se tornando no futuro, onde ele acaba integrando a equipe de heróis até que o seu destino inevitável seja revelado.

Surge também o Centurião Escarlate, um guerreiro alienígena inspirado no Doutor Destino que nas HQS acaba protagonizando uma relação complexa com a Capitã Marvel. Assim, como os demais, o personagem acaba seguindo os passos que o levaram a obter o temido título.

Além desses, no MCU já foi apresentada uma variante de Kang, o Conquistador, na série ‘Loki’. Aqui o personagem surgiu como "Aquele que Permanece", o responsável pela criação da Autoridade de Variância de Tempo (AVT) e por controlar a Linha do Tempo Sagrada. 

Poderes

As habilidades de Kang são concedidas através de sua inteligência e uso da tecnologia, visto que, ele utilizou uma liga sintética rara do século 40 para desenvolver um traje especial controlado pela mente que lhe permite ter força sobre-humana, emitir rajadas de energia contundentes, choques elétricos e até voar com um propulsor embutido.

O traje também possui nanotecnologia que é usada para ajudar a prolongar a existência de Kang, já que caso ele morra, sua consciência é transferida para um novo corpo. Além disso, o vilão também tem um arsenal de armas próprio, e, em muitas das vezes, o apoio de um enorme e poderoso exército de soldados de todo o tempo e espaço. 

Sua competência mais notável, no entanto, é a capacidade de usar a tecnologia de viagem no tempo, o que, conforme revelado por Janet Van Dyne revela no trailer de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' permite que ele reescreva a existência e elime linhas temporais.