Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Homem-Formiga

Homem-Formiga 3: Tudo o que você precisa saber sobre o Reino Quântico

O Reino Quântico será palco para os eventos de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’

Izabela Queiroz Publicado em 16/02/2023, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ - Divulgação/ Disney/ Marvel
Cena de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ - Divulgação/ Disney/ Marvel

Diferente de seus anteriores, o terceiro filme protagonizado por Scott Lang, ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, será situado, em sua maior parte, dentro do Reino Quântico, universo reduzido que apresentará um dos maiores vilões da Marvel: Kang, o Conquistador.

No Universo Cinematográfico Marvel, o Reino Quântico surgiu pela primeira vez em ‘Homem- Formiga’ e foi mais bem explorado em ‘Homem-Formiga e a Vespa’, mas o novo longa-metragem promete abordar aspectos que ainda não foram expostos e solucionar algumas dúvidas sobre o misterioso e minúsculo local.

Nós nos envolvemos um pouco no Reino Quântico nos dois primeiros filmes, mas desta vez queríamos dar à produção um visual totalmente diferente. É uma experiência épica”, revelou o cineasta Peyton Reed (via Disney). “Não apenas tivemos que criar o aspecto visual dessas cidades e civilizações, mas também criar a lógica interna e a história, e então preenchê-la com todas essas criaturas, seres e estruturas”, concluiu.

Como o Reino Quântico surgiu?

Nos quadrinhos, o Reino Quântico recebe o nome de Microverso. De acordo com o portal O Vício, o local passou a ser explorado em ‘Captain America Comics’ #25, HQ escrita por Ray Cummings e lançada em 1943, onde o romance “The Girl in the Golden Atom” (1919) serviu como inspiração para o desenvolvimento da trama que acompanha Capitão América e Bucky Barnes sendo levados para um mundo subatômico chamado Mita.

Ao longo dos anos, a existência de universo encolhido foi explorada nas histórias iniciais do Quarteto Fantástico, onde, na edição #16, o Doutor Destino se torna o governante de um lugar chamado Micro-Mundo e ainda, nas edições de Incrível Hulk escritas por Harlan Ellison.

No entanto, o conceito passou a ser usado com frequência a partir de 1979 quando a linha de brinquedos da MEGO intitulada Micronautas, foi adaptada para que os bonecos se tornassem personagens dos quadrinhos Marvel escritos por Bill Mantlo, onde eles habitavam um local que recebia o nome de Homeworld.

Homeworld fazia parte de um aglomerado de microversos que eram dividido em formato de uma molécula de DNA. Assim, dentre os planetas vizinhos daquele que abrigava os Micronautas estavam K’ai, que serviu como pano de fundo para “Hulk: No Coração do Átomo”, além de Kaliklak, que era o lar de Besouro, membro dos Guardiões da Galáxia reformulados por Peter Quill, assim como Spartak e Tok, os lares do inimigo dos habitantes de Homewold, o Barão Karza e dos aliados de Doutor Destino, os Homens-Lagarto, respectivamente.

Mas, afinal, o que é Microverso?

Ainda nos quadrinhos, é explicado como o Microverso surgiu. Isso porque, cerca de 15 mil anos atrás uma mudança cataclísmica afeta e terra e resulta na separação da espécie humana, que passa a viver em diferentes partes da galáxia e evoluir de formas diferentes.

Uma dessas populações é formada pelos Ithacons que perderam seu lar para o guerreiro Haamin e deixariam de existir caso seu líder, o Príncipe Wayfinder, não houvesse descoberto uma arma lendária conhecida como Espada da Estrela.

O objeto permitiu que os Ithacons fossem para o passado, onde, cerca de 65 milhões de anos atrás, os dinossauros ainda existiam. Como resultado, para que a população tivesse um lar, a Espada da Estrela se sacrifica, assim, sua força vital cria e alimenta o Microverso, onde os Ithacons passam a viver. O lugar permanece vivo por meio da Força Enigma.

Como o Reino Quântico é explicado no MCU?

No Universo Cinematográfico Marvel o Microverso recebe o nome de Reino Quântico, pois a Marvel perdeu a licença para o uso dos Micronautas em obras cinematográficas.

Em ‘Homem-Formiga’, durante a batalha com o Jaqueta Amarela, Scott acaba indo para o lugar que Hank Pym definiu como “Uma realidade onde todos os conceitos de tempo e espaço se tornam irrelevantes à medida que você encolhe por toda a eternidade“, de onde ele só consegue sair após conseguir expandir de tamanho.

O Reino Quântico é um lugar que somente partículas subatômicas podem acessá-lo. Além disso, tempo e espaço funcionam de forma única, assim as regras da terra não se aplicam ao lugar que inclusive, permite a realização de viagens no tempo.

A afirmação acima é comprovada quando, no final de ‘Homem-Formiga e a Vespa’, Scott é enviado ao Reino Quântico para pegar partículas, mas acaba ficando preso lá por cinco anos após o estalar de dos de Thanos.  Além disso, em ‘Vingadores: Ultimato’, os heróis mais poderosos da Terra usaram as Partículas Pym para que possam viajar no tempo e reverter a destruição causada pelo titã.

É sabido ainda que é possível acessar o Reino Quântico através de um túnel quântico, por magia, ou ainda, conforme explicado em ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ através de um dispositivo que age como uma espécie de satélite para o microverso que foi criado por Cassie Lang.

Ainda que esses detalhes já tenham sido revelados, no MCU, o local é cercado de mistérios sobre sua origem, seus habitantes e as tecnologias que o reservam que devem ser solucionados com os novos filmes da fase cinco.