Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Acampamento de Magia para Jovens Bruxos

Harry Potter e mais: Veja as inspirações de “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos"

A diretora Mini Kerti e a atriz Nicole Orsini de “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos", revelaram quais foram as inspirações para à série

Izabela Queiroz Publicado em 27/11/2023, às 20h42 - Atualizado em 28/11/2023, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de divulgação de “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" - Divulgação/Ju Coutinho e Reprodução/Wanner Bros.
Imagens de divulgação de “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" - Divulgação/Ju Coutinho e Reprodução/Wanner Bros.

Lançada há exatamente um mês no Globoplay, “Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos”, se destaca por ser a primeira série brasileira de feitiço voltada para o público adolescente. A série acompanha as férias de Berenice (Nicole Orsini), que vai curtir um Acampamento de Magia em Ondion, onde ela poderá conviver com adolescentes bruxos e feiticeiras com todo tipo de poder, assim como descobrir mais sobre si e suas habilidades.

A trama derivada de "DPA – Detetives do Prédio Azul" é a pioneira desse segmento no mercado nacional, ainda que haja diversas produções do gênero lançadas fora das terras brasileiras, como a franquia “Harry Potter”, por exemplo, que acompanha o bruxinho título dos filmes e as aventuras que ele enfrenta ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Dessa forma, uma dúvida pode se tornar comum ao assistir à obra nacional e compará-la com lançadas em território internacional: afinal, “Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos” levou as famosas produções do universo bruxo presentes na cultura pop como inspirações para o desenvolvimento da série? A resposta é simples e curta: SIM!

A revelação foi feita pela diretora Mini Kerti e pela atriz Nicole Orsini, a interprete da feiticeira Berenice, em entrevista exclusiva a RECREIO.

Sim, claro, né? ‘Harry Potter’ é um clássico da bruxaria”, começou respondendo Mini sobre a pergunta que questionava se a série bebeu da fonte da saga que adapta os livros de J. K. Rowling. “Mas trabalhamos com o universo bruxesco e xamânico, porque a que a Flávia [Flávia Lins, criadora da série] trouxe aquele tom brasileiro, para não ser só esse universo de magia europeu que é o universo de ‘Harry Potter’. Claramente é inspirado? Sim, mas é inspirado também em toda essa cultura xamânica”.

Concordando com Mini, Nicole destacou o feito da série em trazer elementos do xamanismo para as telas. “Eles trouxeram um produto, que é uma série teen de feitiços, que a gente vê que faz muito sucesso, como 'Harry Potter' e como a 'Wandinha', só que com o toque abrasileirado de feitiço, porque a gente explora ali o xamanismo e é bem interessante”.

Vale explicar que o xamanismo é uma prática ancestral ainda usada pelos povos indígenas do Brasil que utiliza de rituais de música e dança, combinados com uso de substâncias psicoativas encontradas em ervas, a fim de se conectar com o mundo espiritual, como definido pelo portal Superinteressante.

Mais que isso, Nicole também revelou que "Harry Potter" serviu de inspiração para Berenice desde que ela surgiu em DPA, além de contar que outra produção tem conexão com a trama do Globoplay: “Wandinha”, série lançada em 2022 pela Netflix, onde a filha mais velha da Família Addams, interpretada por Jenna Ortega, tem suas habilidades psíquicas apresentadas na primeira temporada da série.

A inspiração do ‘Harry Potter’ veio até para Berenice inicial, para Berenice do DPA. Como ela faz a guerra de varinhas como ela segura uma varinha. Então, quando eu comecei a interpretar a Berenice, eu sempre procurei várias referências do mundo da magia que a gente vê em 'Harry Potter', que gente viu na ‘Wandinha’, para a construção da Berenice.

Por fim, Mini completou reforçando que outros títulos famosos também serviram de base para a produção ao citar “O Senhor dos Anéis”, franquia dirigida por Peter Jackson com base na obra-prima homônima de J. R. R. Tolkien, e “Malévola”, live-action que mostra a origem da feiticeira conhecida através do conto de fadas “A Bela Adormecida”, de Charles Perrault (história que também se tornou uma das animações clássicas da Disney ao ser adaptada em 1959).

Confira a entrevista completa abaixo: