Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Harry Potter: Descubra o segredo que fez Hagrid parecer ainda mais alto nas telas

Descubra o segredo por trás da altura de Hagrid nos filmes da franquia de 'Harry Potter'

Daniela Bazi Publicado em 09/10/2023, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' (2004) - Reprodução/Warner Bros.
Cena do filme 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' (2004) - Reprodução/Warner Bros.

Na franquia de “Harry Potter”, um dos personagens mais adorados pelos fãs era Hagrid, o guarda-caça e guardião das chaves e terrenos de Hogwarts, que se torna um dos melhores amigos do trio principal, e possui impressionantes 3,5 metros de altura.

Hagrid foi interpretado por Robbie Coltrane, ator que faleceu no final do ano passado aos 72 anos, e que possuía 1,85m de altura. Mas, você já se perguntou como a produção do filme fez com que o intérprete conseguisse passar a ilusão de possuir dois metros a mais do que sua altura original?

Efeitos especiais

Para dar vida ao meio gigante e meio humano, era realizada uma grande mistura de efeitos especiais e caracterização, contando com a participação especial de um dublê de corpo. O responsável por essa função era Martin Bayfield, que tem 2,09 m de altura, e foi o escolhido para ser o dublê de corpo de Coltrane.

Bayfield realizava as gravações com uma fantasia que pesava 30kg, e era muito quente. Para que o dublê não passasse mal, e prezando por sua saúde, a roupa era equipada com um sistema próprio de resfriamento, repleto de tubos com água gelada.

Conforme repercutido pelo UOL, Nick Dudman, que era quem cuidava da maquiagem e dos efeitos especiais da franquia, foi a pessoa que surgiu com a ideia de utilizar um dublê para retratar Hagrid.

"No primeiro filme, me disseram: 'Robbie Coltrane vai ser o Hagrid, ótimo. Mas provavelmente vamos ter que inseri-lo digitalmente em cada cena, e vai ser uma das partes mais caras do filme'. Tinha muita preocupação. Então eu sugeri o uso de um dublê para as cenas em que ele está de costas e para as cenas das crianças, em que você só vê metade do corpo do Hagrid.", disse Nick em uma entrevista.

Ao colocar o figurino, Martin chegava aos impressionantes 2,30 de altura. Para dar a impressão de que ele era ainda mais alto, foram utilizados diferentes truques de câmera e perspectiva. Além disso, para deixar a ilusão ainda maior, o diretor Chris Columbus fez um pedido para sua equipe: ele não queria saber como a fantasia era feita.

Também em entrevista para uma edição de colecionador dos filmes, Bayfield revelou que, com o passar dos anos, a fantasia de Hagrid foi se tornando cada vez mais tecnológica. Enquanto no primeiro filme era apenas uma “cabeça morta”, feita por fibra de vidro e silicone, no segundo ela já possuía olhos e boca que se moviam, enquanto no terceiro o item contava com um reconhecimento de voz, onde a boca se movia conforme ele dizia as falas.