Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Halloween

Halloween: Como surgiu a brincadeira de 'Doces ou Travessuras'?

Conheça a origem da tradicional brincadeira do Halloween

Redação Publicado em 31/10/2022, às 13h45 - Atualizado às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crianças pedindo doces ou travessuras no Halloween de 2020 - David Dee Delgado/Getty Images
Crianças pedindo doces ou travessuras no Halloween de 2020 - David Dee Delgado/Getty Images

Comemorado todos os anos no dia 31 de outubro, o Halloween, que também é popularmente conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração de origem celta, com mais de três mil anos de tradição, muito comemorada em regiões como os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

A festança, que sempre conta com fantasias e muitas decorações, também possui uma brincadeira bem popular, feita geralmente por crianças e adolescentes e que sempre é representada em filmes e séries: doces e travessuras. Mas, como essa tradição surgiu?

Origem

No início do Halloween, quando era conhecido pelos celtas apenas como Dia de Samhain, era comum que as pessoas celebrassem com enormes fogueiras, utilizando fantasias para enganar os espíritos, enquanto as crianças faziam pedidos de comidas e dinheiro.

Após a colonização das terras norte-americanas, essas tradições foram levadas para as novas regiões, onde permanecem fortes até os dias de hoje, apesar de sofreram algumas alterações — como o ato de pedir comida e dinheiro.

Segundo o portal Tecmundo, com os Estados Unidos se tornando independente em 1776, os americanos decidiram dar uma característica própria ao tradicional Halloween e, ao invés de pedir comida e dinheiro, a tradição agora seria dizer “doces ou travessuras”.

Com o passar dos anos, principalmente no início do século 20, a indústria alimentícia dos Estados Unidos começou a incentivar cada vez mais a tradição do pedido de doces no Dia das Bruxas, defendendo que, ao fornecer as guloseimas, você impediria que atos de vandalismo fossem realizados como travessuras.

halloween
Criança com doces no Halloween / Crédito: Spencer Platt/Getty Images

Polêmica

Apesar de ser algo extremamente tradicional em todo o país, muitas pessoas nos Estados Unidos são contra a brincadeira de “doces ou travessuras”, e tentam acabar com o costume há anos.

O principal argumento utilizado pelos opositores da brincadeira são as depredações de patrimônios públicos e privados realizados por jovens nessa época do ano devido as famosas travessuras.

Além disso, essas pessoas também defendem que o incentivo ao alto consumo de doces durante o Halloween é extremamente prejudicial à saúde das crianças e adolescentes que participam da brincadeira, podendo causar inúmeras doenças devido ao açúcar em excesso.